21 de fev. de 2013

Livraria móvel da Unesp chega a Cubatão

Nas próximas duas semanas, unidade circulará entre a Biblioteca Municipal e o Parque Anilinas
Até 3 de março, os cubatense têm pela primeira vez a oportunidade de frequentar uma livraria. É que nesta quinta-feira, dia 21, o caminhão da Livraria Unesp Móvel, projeto da Editora Unesp, chegou à cidade e fica estacionado em frente à Biblioteca Municipal, na Avenida Nove de Abril, durante dois dias. No final de semana, dias 23 e 24, a livraria móvel se desloca para o Parque Anilinas. Na semana seguinte, o caminhão volta para a frente da biblioteca nos dias 28/2 e 1º/3 e retorna para o Parque Anilinas no final de semana, dias 2 e 3/3.
Nas primeiras horas de funcionamento, o movimento já mostrava que a cidade comporta a instalação de uma livraria. A professora de matemática Márcia Helena Marques Rabelo, da Rede Municipal, saía do local com nove livros, dois da área de Direito para o filho que está estudando para concurso e o restante sobre Educação e Pedagogia. “Tem muito estudante universitário na cidade e essa experiência pode despertar editoras e livreiros a trazer uma livraria para Cubatão”, comenta.
Quem também andava por ali era o artista Tótila Ártigas, que atua como palhaço. Ele estava escolhendo entre “O Hobbit”, clássico de J.R.R. Tolkien recentemente levado ao cinema, e “Palhaços”,do artista Mário Fernando Bolognesi.
Descontos – Para marcar a presença na cidade, a livraria anunciou uma política de descontos de 30% para todos os livros da Editora Unesp para a população em geral. O desconto chega a 50% para os servidores municipais e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Cubatão. Já os livros das demais editoras terão desconto geral de 15%.
A Livraria móvel – Conduzida e operada pelo livreiro-motorista Jorge Menezes, que atua no ramo de livros há 15 anos, a Livraria Unesp Móvel tem área de 20 metros quadrados, espaço suficiente para receber cerca de 28 clientes ao mesmo tempo. Essa metragem é alcançada com a abertura da porta lateral do baú (que mede 4,50m x 2,40m x 2,20m de altura). A capacidade é de 2 mil livros, que são acomodados e expostos em estantes que circundam o veículo, e ainda em duas prateleiras posicionadas na parte central, podendo acomodar até 28 pessoas. A livraria carrega também dois computadores – um para registro de vendas e outro, com tela voltada para o exterior, para uso do cliente, que assim pode pesquisar e comprar livros a partir do site da Livraria Virtual da Editora Unesp.
“Nosso objetivo sempre foi alcançar o leitor onde quer que ele esteja”, diz José Castilho Marques Neto, presidente da Editora Unesp e idealizador do projeto. “Já tínhamos a livraria física, da Praça da Sé, e a Livraria Virtual. A loja móvel é mais um canal de acesso ao livro. Mesmo em tempos de distribuição online, é importante apresentar o livro físico ao leitor.”
Texto: Secretaria de Comunicação – com informações de Alessandro Atanes
Imagens: Allan Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário