22 de out. de 2009

“Relicário de Cicatrizes” homenageia Mercedes Sosa


          Falecida em 4 de outubro deste ano, Mercedes Sosa, ou simplesmente “La Negra”, como era mais conhecida foi à homenageada da noite, na instalação multimídia “Relicário de Cicatrizes”, peça que foi apresentada no domingo, 25 de outubro, às 20 horas, na Biblioteca Municipal de Cubatão. O espetáculo que faz parte das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca reuniu teatro, música, dança, literatura e vídeo numa única peça.


O espetáculo abordou o período da ditadura militar no Brasil, nas décadas de 60 a 80. “O objetivo é despertar no público a curiosidade de conhecer parte da produção artística surgida durante esse período”, comentou Ivan da Conceição, diretor do espetáculo.

Os visitantes descobriram como a palavra e a censura foram usadas. Para isso, crônicas do silêncio, exílio e imobilismo político, bem como as obras que formam este relicário, expressaram parte das experiências vividas pela sociedade civil na época da ditadura.

No elenco: Leonardo Só, Roberto Facoro, Rosângela Ferinac, Natan de Alencar, Wagner Lourenço (Eskilo), Jackson Carvalho (músico), Elton, Juliana Sousa, a atriz mirim Bianca Lira e na concepção e direção geral, Ivan da Conceição. O evento contou com a participação de artistas da Sociedade Amigos da Biblioteca, Casa do Poeta e convidados.

Mercedes Sosa - Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino-americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa. A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores. Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura Argentina (1976-83). Não apenas ela foi presa, mas também o público presente. Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar. Voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura. Na década de 1980, Mercedes realizou trabalhos em parceria com Milton Nascimento. A cantora também realizou trabalhos com Caetan Veloso e Daniela Mercury.

A programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca continua. Nesta terça-feira, 27 de outubro, às 9 horas, exposição dos novos livros adquiridos pela Biblioteca, às 15 horas, na Biblioteca Municipal, um bate-papo com o jornalista e escritor Paulo Mota e às 20 horas, terá lugar a apresentação do espetáculo Cantando a Arte Brasileira, com Juliana Finamore.

Na quarta-feira, 28,às 17 horas, Lançamento do Projeto “Ler é uma Viagem”, no ramal da Biblioteca do Jardim Anchieta, na Rua Salgado Filho, 130. Às 15 horas, premiação dos participantes da Gincana Literária e,a partir das 19h30, haverá o Encontro do Cinema com a Literatura: Bate-papo com o escritor Flavio Viegas Amoreira. O escritor fala sobre sua obra e apresenta o filme Morte em Veneza, de Luchino Visconti. A mediação é do jornalista e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), Alessandro Atanes.

Dia 29, quinta-feira, a partir das 18h30, haverá o Encontro do Cinema com a Literatura: Bate-papo com o escritor Marcelo Ariel. O escritor fala sobre sua obra e apresenta o filme A Palavra de Carl Dreyer, com mediação de Alessandro Atanes. Encerrando a programação da semana, dia 30, sexta-feira, a partir de 19h30, ocorre o Encontro do Cinema com a Literatura no Bate-papo com o escritor Ademir Demarchi. Ele fala sobre sua obra e apresenta o filme A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord.
Texto: Ana Borges/Foto: Dilson Mato Grosso/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário