1 de jul. de 2009

CONTOS E CANTOS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Há muito é sabido do prazer que é sentar em roda e ouvir uma gostosa história. O gosto remonta a passados longínquos e, apesas das inovaçoes tecnológicas, é sempre com renovado anseio e deleite que nos dispomos a ouvir uma gostosa história... Todos nós, adultos e crianças!
Pesquisada e analisada em seus aspectos lúdicos, a arte de contar histórioa ganhou uma conotação maior, como valoroso instrumento no processo educativo. Contar história passou a ser compreendido como estratégia fundamental para se obter subsídios para redimensionar os trabalhos com as crianças, estabelecendo linhas muitomais positivas na ação educativa.
Além de traduzir-se em elementos facilitador de um processo inter relacional da sociabilização onde o senso de coletividade ao ouvir o outro, a falar, expressar-se, interessar-se por um livro... Um outro aspecto referente a contar história, embora de caráter subjetivo, tem sido relevante em estudos que se faz a respeito: é de buscar despertar a fantasia e a imaginação nos ouvintes, ao que encontramos reforços de inestimável valor quando analisamos serem a fantasia e a imaginação base para um pensamento criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário