29 de jun. de 2009

Sinfônica encanta com o Concerto de encerramento da Semana Afonso Schmidt


Imagine-se sendo transportado para as páginas de um livro através de uma canção. Foi assim neste fim de semana, com a Banda Sinfônica de Cubatão. O concerto de encerramento da Semana Afonso Schmidt trouxe um repertório especial, inspirado em grandes obras da literatura. “Foi uma noite inesquecível”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Marilda Canelas.
Sob a batuta do maestro Roberto Farias, o concerto teve início com “Abertura Exótica”, música criada por ele mesmo, publicada nos Estados Unidos, e que agora faz parte do Circuito Internacional de Bandas Sinfônicas. Ainda neste ano, essa canção está programada para ser executada por Grupos do Canadá, Itália, Áustria, Uruguai, Venezuela e Equador.
Obra-prima incomparável, tanto na qualidade da literatura de Shakespeare quanto na composição de Alfred Reed, “Music for Hamlet” trouxe encanto aos nossos ouvidos através das ricas harmonias e de um colorido sinfônico que só um gênio seria capaz de conceber.
Destaque também para a obra “Senhor do anéis” de Johan de Meij, inspirada no livro, criada muito antes do filme chegar ao cinemas. Ver os instrumentistas, cubatenses em sua maioria, reproduzirem aquelas sonoridades, foi uma experiência bastante especial. O espetáculo trouxe no repertório, ainda, “O aprendiz de feiticeiro” (Paul Dukas) que recriou em nossa imaginação a agradável atmosfera dos primeiros desenhos de Walt Disney.
Nesta performance, a Banda Sinfônica de Cubatão teve atuação irrepreensível. Grande conhecedor do gênero erudito, o maestro conduziu com mão de mestre, tirando o melhor som de nossa Sinfônica. O que se podia conferir foram músicos tocando um “O Guarani” de fazer inveja! Ainda bem que tivemos Carlos Gomes para compor uma melodia que permeia nossa memória e coração. Foi a canção “bis” da noite. Quem saiu de casa esperando ouvir e ver apenas mais um concerto, surpreendeu-se.

Texto de: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário