20 de ago. de 2009

COMO PESQUISAR NA INTERNET

          ”Ah, hoje em dia é tudo muito fácil”, você poderá pensar. “É só colocar umas palavras no Google, entrar no primeiro site que ele encontrar, copiar, colar o texto e pronto! Nem precisa ler o que está escrito”.
Mas será que pesquisar, atualmente, é algo tão fácil e cômodo assim? Bem, não devemos pensar de maneira tão extrema e preconceituosa pois, antes da popularização da internet e dos computadores caseiros, os alunos, por exemplo, corriam para as enciclopédias, copiavam à mão ou à máquina de escrever os mesmos verbetes e ilustravam seus trabalhos com as mesmas figuras adesivas, adquiridas em papelarias. Os professores recebiam pilhas de trabalhos semelhantes, (muitas vezes diferenciadas pelos nomes dos alunos) e insistiam para que os alunos consultassem outras fontes e colocassem algum comentário, ou análise, mais pessoal no texto. Nada muito diferente do que vemos hoje, não?
          É preciso dizer que, de modo geral, as crianças e adolescentes atualmente possuem um outro ritmo de atenção. Além da facilidade em lidar com as novidades da tecnologia, eles conseguem fazer diversas coisas ao mesmo tempo: conversar no MSN, participar de algum jogo on-line, escrever recados no Orkut, pesquisar algo que lhes interesse, ouvir música, etc. Se eles fazem tudo de forma superficial e não conseguem ler ou escrever textos longos? Isso também é relativo, pois muitas pesquisas comprovam que as novas gerações têm escrito e lido muito mais do que algumas gerações que as antecederam. A leitura dos conteúdos da internet e o hábito de escrever mensagens, comentários e blogs, por exemplo, fizeram com que todos pudessem se expressar mais e aprender de jeitos diferentes do convencional. Isso não é bom e nem mau, é apenas diferente. Os fenômenos recentes dos livros da série Harry Potter e Senhor dos Anéis comprovam que a leitura não deixou de ser apreciada pelos mais jovens. Eles se interessam por aquilo que consegue melhor cativá-los. As formas de ensinar e aprender precisam ser revistas pois, com tantas informações oferecidas de tantos modos diferentes e ao alcance da mão, o uso dos recursos tecnológicos e criativos na educação acaba sendo imprescindível mesmo.
          Com tanta oferta de informações e fontes na internet, é preciso saber distinguir o que pode ser mais adequado para nós. Não há sites ou fontes 100% perfeitos ou 100% ruins. Um site pode ser muito bom para estudantes de ensino médio, mas pode ser insuficiente para pós-graduandos. É preciso prestar atenção a diversos detalhes da fonte (credibilidade do site, informações atualizadas, etc.) e na necessidade e perfil do internauta. Pesquisar na internet não é tão fácil como se imagina pois, no meio de tantos resultados obtidos nos sites de busca, é preciso ter habilidades de pesquisa que podem ser aprendidas e treinadas a qualquer momento de nossas vidas. Não importa se somos jovens ou idosos, estudantes ou trabalhadores: nunca é cedo ou tarde demais para aprender a buscar as informações - de modo seguro, responsável e preciso. Acesse Biblioteca Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário