10 de ago. de 2009

Um dia ouvindo histórias do Tio Barnabé

Ator João Acaiabe conta histórias populares e do folclore brasileiro para crianças na Biblioteca Central de Cubatão. É o Projeto Viagem Literária


Um mundo de fantasia onde há resposta para todas as perguntas. Um lugar onde qualquer personagem ganha vida, identidade, e é possível até escutar seus “barulhinhos”. O pula-pula do Saci Pererê... O trovão no meio da mata... tudo é real na terra do faz de conta. Mas é preciso prestar atenção: afinal, escutar uma boa história é um talento, assim como saber contá-la. Nesta segunda-feira (10/8) dezenas de crianças de Cubatão tiveram essa experiência mágica. O ator João Acaiabe (que interpreta o Tio Barnabé do Sítio do Pica Pau Amarelo) contou várias histórias na Biblioteca Central da cidade. A atividade fez parte do projeto “Viagem Literária” que tem por objetivo incentivar o hábito de ler e a freqüência às bibliotecas públicas.
A sala de leitura ficou lotada. Meninos e meninas da comunidade, participantes de projetos da Sociedade São Vicente de Paulo e internos da Casa Menino Felipe ouviram contos populares e do folclore brasileiro. Descobriram, por exemplo, que o Saci Pererê cresce no “sacizeiro”, vive 77 anos e não morre: vira cogumelo. João Acaiabe falou com propriedade, afinal, quando interpretava o Tio Barnabé esteve lado a lado com o Saci. “Ele é menino danado”, disse o ator.
As crianças conheceram também as engraçadas travessuras do Macaco que roubava bananas. E entre uma história e outra, teve cantoria. O percussionista Miranda, que acompanha o ator nesse projeto, deu o tom para que a garotada cantasse cantigas como “Boi da cara preta”, “Se essa rua fosse minha” e “Terezinha de Jesus”. Todo mundo se divertiu, dançou e gargalhou ao participar do jogo de adivinhação “O que é, que é?”.
Acaiabe tem mesmo o dom de contar histórias. Ele começa a falar e parece um ímã: prende a atenção da gente. Um trabalho pioneiro, que começou nos anos 80 no programa infantil “Bambalalão” da TV Cultura. João Acaiabe se formou em arte dramática em 1970 na USP. Desde então atua em todas as frentes: televisão, cinema e teatro, tendo recebido vários prêmios como o “Mambembe” e “Kikito” de melhor de ator no Festival Internacional de Cinema de Gramado.
O feliz casamento da contação de histórias e música é o diferencial deste trabalho. “Ao escutar a história, seus barulhos, a criança acende a imaginação, cria seu próprio personagem, dá vida a ele. É o passaporte para um deliciosa viagem às páginas de uma publicação”, afirma o ator. Acaiabe deixou claro: tudo que fez ali começou nas páginas de um livro. Aí fica mesmo fácil gostar de ler.

Texto: Jornalista Morgana Monteiro - SECULT/Cubatão

Um comentário:

  1. Veja também assuntos relacionados da Biblioteca Municipal nesta pesquisa: http://www.marciarosa.com.br/search.php?query=BIBLIOTECA+DE+CUBAT%C3%83O&action=results

    ResponderExcluir