8 de nov. de 2009

SOCIDADE AMIGOS DA BIBLIOTECA – SAB

          O Brasil possui 5.561 municípios. Destes, cerca de 50% possuem bibliotecas públicas. É, a instituição cultural mais comum, que está presente no maior número de municípios.
          Precisamos, no entanto, conhecê-la muito bem, saber o que é uma biblioteca pública, quais seus objetivos, que funções devem desempenhar.
          Ela é principalmente o centro referencial da comunidade, reunindo documentos, permitindo aos usuários conhecer, buscar conhecimento, dando-lhes oportunidades de informação local, regional e até mundial. A vinculação das bibliotecas públicas com suas respectivas comunidades será muito enriquecida e fortalecida com a participação da "Sociedade Amigos da Biblioteca". Esta Sociedade está aberta à participação de todos e isto significa que a comunidade deve se apossar do que lhe pertence, pois a biblioteca pública é sua e assim deve ser sentida. Ampliar as oportunidades de freqüência à biblioteca pública é questão de cidadania.
          Igualmente, a biblioteca ou o responsável pela mesma precisa ser assistido, acompanhado, apoiado e seu trabalho deve ser participativo, realizado com a comunidade e não para a comunidade. A existência da Sociedade facilita isto. A Sociedade Amigos da Biblioteca - SAB é uma organização de cunho cultural vinculado à biblioteca e tem sua estrutura e atividades expressas no Estatuto da Sociedade, do qual constam os objetivos, constituição da diretoria, condições de funcionamento, etc.
          Em Cubatão, a SAB atua desde o ano de 2002. Atualmente sua tarefa está focada no apoio aos poetas e escritores da cidade. Em breve, contará com uma nova diretoria e com um calendário amplo de apoio de ações culturais e de apoio à Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário