2 de dez. de 2009

Oficina de Origami



VOCÊ SABE O QUE É ORIGAMI?
          Origami (do japonês: oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
         O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.).
          Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.
          Se você aprecia esta arte, poderá participar de uma de nossas oficinas. Os cursos acontecem no Cantinho da Leitura no Parque Anilinas que é coordenado pela contadora de histórias Nalva Torres. A próxima acontecerá no dia 20 de dezembro, domingo a partir das 14 horas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 33620846.
          A última oficina aconteceu no dia 29 de novembro e foi dirigida pela professora Ademildes Rocha. Adultos e crianças tiveram a oportunidade de aprender a técnica e criar diversos origamis. “Excelente esta iniciativa, pois é um aprendizado e ao mesmo tempo, um lazer”, comentou o sr. Luiz, pai de uma das crianças que participaram do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário