10 de fev. de 2010

Tomam posse integrantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão

Consolidar políticas públicas de preservação e uso do patrimônio histórico e cultural de Cubatão é o desafio dos 14 novos integrantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (Condepac). Eles tomaram posse nesta quarta-feira (10) em solenidade no gabinete da prefeita.
O presidente do conselho, Welington Ribeiro Borges, eleito por aclamação após a solenidade, conta que a nova formação do Condepac começa com, entre outros, um desafio "muito grande" de definir os processos de preservação das vilas operárias, como a Fabril, Light e Anilinas, bem como o de criar planos de uso e valorização do Largo do Sapo: "Não é só realizar o tombamento, mas propor políticas de preservação, restauro e uso adequado destes patrimônios", aponta.
Na pauta também da atual gestão do Condepac estão o reconhecimento do grupo de música renascentista Rinascita como patrimônio imaterial de Cubatão e a atuação junto à Prefeitura de Santo André para a inclusão da estação ferroviária da Raiz da Serra no projeto de transformação da Vila de Paranapiacaba, localizada no município do ABC, em Patrimônio da Humanidade. Para que tudo isso ocorra, Borges aposta na integração com o Conselho de Cultura e o de Turismo.
Ele destaca também a qualidade da lei editada em 02 de dezembro do ano passado que reestruturou o Condepac. No novo texto, a primeira atribuição do Condepac é justamente "definir a política municipal de defesa e proteção do patrimônio cultural, material, imaterial e natural compreendendo o histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico, arquivístico e antropológico do Município". Em seguida, o texto faz menção a tombamentos e outras determinações.
A prefeita Marcia Rosa elogiou o nível técnico e de compromisso dos integrantes do conselho, "é um pessoal de que se envolve de forma apaixonada", e destacou a importância do trabalho do Condepac no processo de recuperação da imagem de Cubatão e do relacionamento entre os moradores e a cidade: "As pessoas têm que encontrar sua identidade na cidade. Nós precisamos construir e fortalecer, do ponto de vista educacional,a identidade da cidade. É o que passa por todos os trabalhos do conselho".
A secretária de Cultura e Turismo, Marilda Canelas, recordou que o dia de posse dos conselheiros remete a 10 de fevereiro de 1533, data do documento em que Martim Afonso de Souza doa a Rui Pinto as terras do Cubatão: "Fazemos questão de que a posse do Condepac fosse nessa data. Aqui estamos tratando do que a cidade tem de mais importante, sua história, seu patrimônio".
Na internet - Além da posse, o dia contou com a apresentação do site do Condepac, montado em formato blog no endereço http://condepaccubatao.blogspot.com. Ali, o internauta poderá acompanhar as notícias do conselho, conferir a legislação municipal sobre o assunto, conhecer a relação dos bens tombados em Cubatão e dos locais que fazem parte do patrimônio histórico, cultural e natural do município. O blog traz também uma seção com links para os principais documentos e cartas sobre políticas de preservação do patrimônio em todo o mundo e um artigo da turismóloga Liliane Obando Maia de Hollanda Lima, publicado originalmente na Revista Turismo, sobre como a preservação do patrimônio pode ser usada como política pública de desenvolvimento econômico. 
Integrantes - Além de Borges, representante da Secretaria de Turismo e Cultura, tomaram posse para um mandato de dois anos Augusto Muniz Campos, arquiteto, vice-presidente (Universidade Católica de Santos); Maria do Carmo Araújo Amaral, 1ª secretária (Secretaria de Meio Ambiente); Maurício Campina, 2ºsecretário (Câmara Municipal); Rubens Alves de Brito, coordenador do órgão técnico de apoio (Sociedade Amigos da Biblioteca e Arquivo Histórico de Cubatão); José Fabiano Madeira (Secretaria de Educação), Carlos Roque Barbosa de Jesus e Carlos Alberto Lucena de Jesus (Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos), Cesar Cunha Ferreira (Secretaria de Planejamento), Nelson Machado Reis (Secretaria de Negócios Jurídicos), Lourimar da Silva Vieira (Teatro do Kaos), Cláudia Dias de Castro (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cubatão), Manoel Herzog Chainça (Ordem dos Advogados do Brasil) e Valmir Ramos Ruiz (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
 
Texto: Alessandro Atanes
Foto: Dilson Silva Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário