20 de abr. de 2010

Biblioteca realiza palestra sobre Transtorno Bipolar


O encontro aconteceu no dia 28/4/2010. A doença se caracteriza pela mudança repentina de humor e atinge mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil
Há dias em que a alegria leva até o céu. Em outros momentos, a tristeza leva ao fundo do poço. Essa gangorra de emoções é que os médicos chamam de “Transtorno Bipolar”. O distúrbio é um tormento para os portadores da doença e para eles, encontrar o equilíbrio entre as duas pontas das emoções radicais é como tentar andar sobre um terreno movediço.

Estima-se que o Transtorno Bipolar de humor atinja cerca de 2,5 milhões de brasileiros, de acordo com a Faculdade de Medicina de São Paulo. E a falta de informação faz que muitos doentes sejam diagnosticados ou tratados de maneira equivocada. Pensando nisso, a professora Alexsandra Oliveira, que já teve problemas desse tipo, decidiu dividir a experiência que teve com outras pessoas.
Foi exibido também o curta-metragem “Euspelho”, idealizado e produzido por Alexsandra que conta justamente o tormento de uma pessoa que sofre do problema. O filme conquistou três importantes prêmios no 2º Festival Experimental Curta a Vida de Guarujá: melhor atriz para Dina Alves, melhor roteiro e melhor filme criativo. A direção é de Odair Dias. Após a exibição do curta, a autora bate um papo com o público presente, tira dúvidas sobre a doença que caracteriza esse pessoal do “oito ou 80".

Importante dizer que muitas dessas pessoas nem sabem do próprio distúrbio. Outras, ainda pior, são tratadas da maneira errada, sendo diagnosticadas com esquizofrenia ou simplesmente depressão. A doença não consiste apenas de meros “altos e baixos”: as mudanças de humor do bipolar são mais extremas que as experimentas pelas demais pessoas e por isso, o tratamento é controlado com uma combinação de medicamentos e psicoterapia.

Sabe-se que essa é uma doença em grande parte determinada pelo histórico familiar. Uma criança que tem um dos pais com transtorno bipolar apresenta uma probabilidade de 15% a 20% de manifestar o mesmo problema. Gente famosa também sofre do Transtorno Bipolar, entre as celebridades podemos citar: Axl Rose, Jim Carrey, Robin Williams, Elizabeth Taylor, Van Gogh, Mozart, Agatha Christie.

ASSISTA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário