26 de nov. de 2010

Literatura peruana na Biblioteca de Cubatão

Falando em espanhol na Biblioteca Municipal de Cubatão na noite de quarta-feira (24), o poeta Óscar Limache, professor e escritor de Lima, Peru, provou que falantes de espanhol e do português podem se entender perfeitamente em qualquer lugar da América do Sul.
Durante o encontro, tendo como ponto de partida o Nobel de Literatura para seu conterrâneo Mario Vargas Llosa, Limache falou da literatura, da poesia e da música de seu país. Para ele, o prêmio literário será uma oportunidade para que o mundo conheça mais da cultura peruana: "Se os suecos não dessem o Nobel a Mario Vargas Llosa, a literatura peruana não estaria em foco. Fora ele, não se conhece nada do Peru. Não encontro literatura peruana, raramente música, nada de gastronomia de meu país".
Entre os nomes apresentados pelo poeta estão Ricardo Palma, que transformou em narrativas as crônicas do século XIX feitas em Lima, Ciro Alegría, César Vallejo e Carlos Oquendo de Amat, autor de "5 metros de poemas", livro acordeão que se desdobra até atingir a medida indicada no título. Ciro Alegría e Ricardo Palma podem ser lidos na Biblioteca Municipal de Cubatão, no livro "Antologia do conto hispano-americano". Já o leitor de poesia pode encontrar autores peruanos na revista Poesia Sempre, editada pela Biblioteca Nacional, em um número dedicado a poetas peruanos do século XX. Já Mario Vargas Llosa comparece com o romance "O batismo de fogo".
A estas obras se somam "Viaje a la lengua del puercoespín", primeiro livro de Óscar Limache, lançado em 1989, que ele doou para a Biblioteca, e "Voo de identidade", livro que trata das Linhas de Nasca, e que está sendo lançado nesta semana pelo selo Sereia Ca(n)tadora, de livros artesanais, em uma edição bilíngue espanhol/português, com tradução do jornalista Alessandro Atanes, da Secretaria de Comunicação de Cubatão.
Apaixonado por poesia brasileira – ele já traduziu Mário Quintana –LImache encerrou o encontro lendo versos que ele traduziu para o espanhol do escritor cubatense Marcelo Ariel.
O secretário de Cultura de Cubatão, Wellington Borges, comemorou a realização de um evento literário internacional na cidade: "É a primeira vez que trazemos um escritor internacional à Biblioteca. Pelo que conversei com o público, foi muito gratificante para todos poderem entender e se comunicar mesmo falando línguas diferentes".
Alessandro Atanes Mtb 650/96 DRT-MT
Fotos: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário