10 de fev. de 2011

Música Medieval na Biblioteca de Cubatão

Grupo Rinascita abre temporada 2011 no próximo sábado (12/3) na Biblioteca Municipal

As canções nos remetem à épocas antigas, aos séculos XV até XVII. São músicas que faziam sucesso nos grandes salões de baile medievais. Nada comum, porém muito interessante, esse repertório vai encher de alegria os sábados em Cubatão. É o projeto “Manhãs Musicais na Biblioteca”, que traz apresentações do Grupo Rinascita. A série de apresentações tem início no próximo sábado (12/3) às 10h, com entrada gratuita.

O som do Rinascita promete encantar quem estiver estudando ou simplesmente passar pela Biblioteca para apanhar um livro emprestado. O Grupo é especializado em melodias barrocas, renascentistas e da idade média, também conhecidas como “Música Antiga”. A curiosidade, além do som, completamente diferente, está nos instrumentos musicais, feitos artesanalmente, réplicas daqueles utilizados nos séculos XIV a XVII. São alaúdes, flautas doces, violoncelo, percussão, guitarra barroca.

O projeto “Manhãs Musicais na Biblioteca” abre a temporada 2011 do Rinascita que se apresenta, também neste local nos dias 19 e 26/2. Embora muitas pessoas achem que esse tipo de Música é elitizada, o Rinascita luta para mostrar justamente o contrário. Nasceu como um grupo experimental, em 1974, dentro do Conservatório Musical de Cubatão. O objetivo era levar ao grande público, melodias renascentistas e barrocas, canções essas que os músicos aprendiam em sala de aula. Em 1986 foi oficializado como projeto integrante da Prefeitura de Cubatão.

Atualmente o Rinascita tem 16 músicos e no fim de junho foi tombado como patrimônio imaterial de Cubatão através do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da cidade. O Rinascita leva a música de época por meio de apresentações, concertos didáticos em escolas, praças e espetáculos que reúnem saraus de poesia.

Serviço
Manhãs Musicais na Biblioteca de Cubatão – apresentação do Grupo Rinascita
Dia 12, 19 e 26/2 às 10h
Local: Av. Nove de Abril, 1977
Gratuito
Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário