28 de abr. de 2011

Cubatão realiza I Encontro Regional de Contadores de Histórias dias 19 e 20/5

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelas internet, de 4 a 13/5

 Viajar por reinos distantes ou, quem sabe, até conhecer outros planetas: tudo isso é possível em uma boa sessão de contação de histórias. O resgate dessa tradição, que consiste em uma simples prosa que comunica e diverte, será o objetivo do I Encontro Regional de Contadores de Histórias que acontece em Cubatão, nos dias 19 e 20/5. A programação, gratuita, será realizada no Bloco Cultural da cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº) e vai trazer oficinas, palestras, apresentações lítero-musicais e muito bate-papo sobre as diferentes técnicas de contação de histórias.
O encontro acontecerá em dois dias, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). O evento será aberto na quinta-feira (19/5) às 9h30, com apresentação musical de Dan Lisboa. Haverá palestra com Carlos Sereno, contador de histórias assumido, professor de Artes Cênicas e Educação Artística. Sereno desenvolve importante trabalho de contação de histórias em hospitais paulistas através da ONG Viva e Deixe Viver.
Mas são as oficinas de contação de histórias que devem atrair grande público no período da tarde, promovendo a capacitação e treinamento dos contadores de plantão. Serão seis atividades com temas diferenciados e vagas limitadas:
-A arte de contar histórias, ministrada por Nalva Leal (30 vagas);
-Histórias com fantoches, com participação da diretora de teatro Lúcia Oliver (10 vagas);
-A música e o contador de histórias, com aula direcionada pela regente e professora Sonia Oniki (20 vagas);
-Teatro de sombras, oferecida pelo ator Tótila Artigas (12 vagas);
- Laboratório cênico para contar histórias, com Eliana Tavares (15 vagas)
-Panos e lendas, com Aparecida de Paula (15 vagas);
Na sexta-feira (20/5), os oficineiros terão a oportunidade de exercitar o que aprenderam, através de apresentações voluntárias na Biblioteca Municipal e escolas pré-agendadas. Haverá, também, neste mesmo dia, “Roda de Histórias” com Eliana Grecco, Nalva Leal e Ana Correia; performances como a interpretação de “Burrinho azul”, de Cecília Meireles, pelo ator Natan Alencar; do Coral Zanzalá com a apresentação “Cantando Histórias”; e do ator, músico e contador de histórias Zé Bocca, com o espetáculo “Boca cheia de histórias”, trazendo muitas melodias e literatura. Bocca conduz o público a uma viagem lúdica, despertando a plateia para sua infância.
O objetivo dessas palestras e apresentações é o treinamento dos contadores de histórias nos mais variados segmentos de origem: educação, voluntariado, artes cênicas, etc. Os participantes terão à disposição nos dias de evento, uma Feira de Livros com inúmeros títulos voltados para o tema. Este I Encontro promete reunir gente de toda a Baixada Santista, tornando a cidade mais um polo de divulgação da arte da Contação, tranasformando Cubatão um município cheio de boas histórias pra contar.
Texto: Morgana Monteiro

Um comentário:

  1. Acho que Cubatao e uma cidade pequena e que as pessoas nao se conversam. Esse deve ser o segundo encontro de contadores ja que o primeiro ocorreu em 2008 com Regina Machado a maior autoridade em Contação de Historias e teve a participacao da Prefeitura e das escolas do Municipio . Ocorreram oficinas e apresentaçoes em todas as escolas de ensino fundamental .
    Contar Historias e maravilhoso e quanto mais pessoas divulgarem essa Arte melhor .
    Porem estar informado é muito importante .
    Sucesso a todos ! Que venham boas historias !!

    ResponderExcluir