8 de ago. de 2011

Biblioteca da UME José de Anchieta é inaugurada nesta segunda-feira, dia 8

A unidade será aberta aos alunos e ao público a partir do dia 9/8 e funcionará de segunda a sexta-feira

“…Por isso na impaciência desta sede de saber,
Como as aves do deserto…
As almas buscam beber…
Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma,
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar…”

          Trecho do poema – “O Livro e a América”, em Espumas Flutuantes de Castro Alves, retrata bem a política de cultura do Município, de incentivo à leitura e ao conhecimento.
          Dentro dessa filosofia foi inaugurada nesta segunda-feira (8/8), na UME José de Anchieta, na Rua Salgado Filho, 130 – Jardim Anchieta, em Cubatão, a biblioteca da unidade escolar. Ela estará aberta aos alunos e à comunidade a partir do dia 9/8, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
          A empresa Copebrás fez a doação de 2.500 livros, um computador e mobiliário para a escola. O acervo conta com variados títulos como literatura nacional e internacional, além de livros sobre jornalismo, psicologia, informática, sociologia, matemática, química, física, entre outros.
         A prefeita Marcia Rosa agradeceu a doação e salientou a importância da leitura como forma de obtenção de conhecimento. “Incentivar a leitura e trazer para dentro das bilbliotecas as crianças, jovens e adultos da nossa cidade é uma das metas da Administração”. Marcia Rosa falou ainda da necessidade de se elaborar um relatório com indicadores que contenha as faixas etárias que mais e que menos leem. Para ela, com esses dados é possível desenvolver políticas públicas de incentivo à leitura.
Foi apresentado um relatório da sucursal onde em 2006, o número de empréstimos foi de 280 livros e, em 2011, esse número está em 2.020 títulos. Para a representante da Copebrás, Silmara Lopes, trazer a biblioteca para dentro da UME José de Anchieta foi prazeroso. “É uma felicidade para nós podermos disponibilizar este acervo para os alunos e para a comunidade.
          O secretário de Cultura, Welington Borges, disse que o objetivo é que cada unidade das bibliotecas do Município sejam verdadeiros centros dinâmicos de cultura, promovendo o acesso de todos à leitura e outras expressões da arte. “O contato com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia”.
          Para a diretora da unidade escolar, Elaine Cristina de Oliveira, é através da leitura que o aluno adquire conhecimento e enriquece o vocabulário. “Todo o acervo dessa biblioteca está disponível para os alunos e para a comunidade”, conclui.
          A solenidade contou com a presença da prefeita Marcia Rosa, dos secretários municipais Welington Borges (Cultura), Fabio Oliveira Inacio (Educação), Renée de Castro Fernandes (Esportes e Lazer), Karina Cruz Gonçalves (Cidadania e Inclusão Social), Fernando Alberto Henriques Junior (Comunicação Social), Ronaldo Cardoso de Souza (Auditoria e Controladoria Interna), João Paulo Pucciarello (Finanças) e Mário Sérgio Gochi (Assuntos Jurídicos). Além de Silmara Lopes, representando a Copebrás, Elaine Cristina de Oliveira (diretora da UME José de Anchieta) e outras autoridades.
Texto: Ana Borges Mtb 59.539/SP
Foto: Rodrigo Fernandes/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário