23 de ago. de 2011

Cubatão comemora Semana do Folclore com literatura nordestina

Moreira de Acopiara realiza palestra sobre cordel e atividade lítero-musical em plena Praça Princesa Isabel. Será na próxima sexta-feira (26/8)

Em Cubatão a Semana do Folclore será comemorada com muito cordel e repente. Imbuída do espírito de valorização da Cultura Nordestina, a Secretaria de Cultura preparou uma programação especial e gratuita na próxima sexta-feira (26/8) com palestra e espetáculo reunindo música e literatura. As atividades tornam-se, também, um “tira-gosto” do que vamos encontrar este ano no Cubatão Danado de Bom – Festival da Cultura Nordestina, que acontece no mês de novembro na cidade.
 
Na sexta, a partir das 15h, o escritor Moreira de Acopiara ministra a palestra “Cordel – tradição e contemporaneidade”, abordando o tema de maneira geral, explicando o que é o Cordel, de onde surgiu, como chegou ao Brasil, evolução gráfica e principais nomes dessa Literatura. “É muito importante que continuemos divulgando o Cordel que está na mídia, é tema de enredo de escola de samba e até de novela”, diz o autor, fazendo uma alusão à novela “Cordel Encantado”, da TV Globo.

A poesia de cordel é tradicional no Nordeste e se caracteriza por relatar acontecimentos dramáticos do cotidiano, da história política ou reproduzir lendas e histórias. Os folhetos ou livrinhos de cordel são impressos em papel barato e ilustrados com xilogravuras. Os próprios artistas costumam vendê-los nas feiras e ruas. O nome “cordel” vem dos varais improvisados com cordinhas para pendurar os folhetos.

Música e literatura – também no dia 26/8, na partir das 18h, haverá espetáculo unindo literatura e música nordestinas, na Praça Princesa Isabel, no centro da cidade. O escritor Moreira de Acopiara se reúne com outros autores e, ainda, repentistas para declamar e cantar os fatos cotidianos dos nordestinos.

Apesar de morar há muitos anos em São Paulo, Moreira é cearense e seu interesse por essa Literatura surgiu graças à mãe, que lia cordeis para ele quando pequeno. “Era a maior festa quando meu pai ou minha mãe chegavam com um cordel novo”, relembra. Já aos 16 anos, queria seguir os passos de Patativa do Assaré, grande cordelista. E conseguiu: hoje, Moreira de Acopiara tem mais de 100 cordeis escritos e 10 livros publicados, entre eles, “Cordel em Arte e Verso”, selecionado pelo MEC para ser distribuído nas escolas de todo país.

Valorizando as raízes – o escritor Moreira de Acopiara defende que a cultura popular, as raízes do homem do sertão, suas origens devem ser contadas para todas as pessoas e é isso que mostra em suas obras. A realização dessas atividades na Semana Folclore tem por objetivo, também, valorizar a Cultura Nordestina em Cubatão, tão presente na vida de quem vive na cidade. Estima-se que mais de 60% dos moradores tenham origem nordestina. O Festival Danado de Bom, que acontece de 11 a 15 de novembro, vai trazer música, literatura, dança, gastronomia e artesanato daquela região, tornando Cubatão a cidade mais nordestina fora do Nordeste.

Serviço
Semana do Folclore de Cubatão
Dia 28/6 (sexta-feira)
15h – Palestra “Cordel – tradição e contemporaneidade” com Moreira de Acopiara
Local: Biblioteca Municipal – Av. Nove de Abril, 1977
18h – Eseptáculo com Cordel e Repente
Local: Praça Princesa Isabel
Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário