8 de nov. de 2012

Livro de Érika Freire conta história da gata Firmina Dalva e seus amigos

Crianças participam de lançamento na Biblioteca Municipal
Um grupo de alunos do Colégio Integrado Evolução conheceu na tarde desta quinta-feira (8) a gata Firmina Dalva e seus amigos inusitados: o cachorro Afonso Tadeu, o canário Zezinho e o esquilo Serafim. A apresentação aconteceu em uma das salas da Biblioteca Municipal de Cubatão, durante bate-papo com a jornalista Érika Freire e a artista plástica Nice Lopes, responsáveis por darem vida a personagens que narram suas peripécias nas mais de 100 páginas do livro "As aventuras de Firmina Dalva e seus Amigos".

Especializada em jornalismo literário, Érika Freire contou às crianças que a história teve como ponto de partida sua gatinha de estimação. Recolhida das ruas por seu irmão, a gata de pelos brancos e longos bigodes logo se tornou fonte de inspiração. "Trata-se de uma história que destaca o quanto é importante estabelecermos laços de amizade, sempre respeitando nossos amigos".

Já Nice Lopes, responsável pelas ilustrações, disse que começou a desenhar estimulada pela mãe. Hoje, artista plástica e publicitária, tem trabalhos publicados na revista "Claudia", da Editora Abril, no jornal nova-iorquino "The Wall Steet Journal" e em dois grandes livros de ilustração: "Illustration Now!2" e "Illustration Now Portraits", ambos da Editora Taschen.

A obra faz parte de projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e conta com o patrocínio da empresa Usiminas.

O livro - A personagem principal, a gatinha Firmina Dalva, é encontrada perdida em uma bica por um garotinho que decide levá-la para casa. Lá, ela conhece mais dois amigos: Zezinho, um canário amarelinho e o cachorro Afonso Tadeu. Rapidamente, eles se tornam grandes amigos e passam a dividir muitos momentos. A turma fica completa com os outros animais de estimação dos vizinhos, que vivem na mesma rua: os cachorros Luck, Leão e Maradona, o gato Borracha e também um esquilo, chamado Serafim. Firmina Dalva tem o papel mais corajoso dentro do livro. Ela quer se aventurar. Curiosa, deseja descobrir o mundo. Já Afonso Tadeu, medroso, só pensa em comer. A aventura começa quando o cão some misteriosamente e todos se mobilizam para encontrá-lo.


Fotos: Carlos Felipe
Melchior de Castro Junior
Mtb 15.702

Nenhum comentário:

Postar um comentário