21 de nov. de 2009

Últimas semanas do Viagem Literária no Estado de São Paulo

          Em novembro, o Viagem Literária, programa da Secretaria de Estado da Cultura que leva escritores renomados para 55 bibliotecas públicas do Estado, completa suas atividades em 2009. Neste mês, serão oferecidas oficinas, com duração de quatro horas, voltadas para maiores de 15 anos e com o objetivo de desenvolver e aprimorar o fazer literário por meio de leituras, bate-papos e redação de textos. São oferecidas 30 vagas por oficina e os participantes recebem um certificado. As inscrições devem ser feitas diretamente nas bibliotecas das cidades.
          Durante as oficinas, o público terá a oportunidade de aprender e de trocar ideias com autores como Moacyr Scliar, Nelson de Oliveira, Fabrício Carpinejar, Chacal, João Silvério Trevisan, Eunice Arruda, Adriana Lisboa, Andréa Del Fuego, Cadão Volpato, João Carrascoza, Luis Augusto Fischer e Noemi Jaffe. Até o dia 28 de novembro, os participantes também vão conhecer as técnicas e teorias relacionadas à arte de escrever desses autores.
          “O Viagem Literária tem como proposta estimular o prazer pela leitura, colocando o público em contato muito próximo aos autores, em sua cidade, na sua biblioteca”, diz o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm. “Ouvir e conversar com os escritores é um estímulo certo para despertar ou aumentar o interesse pelos livros e por suas histórias,” destaca Sturm.
          Cerca de 20 mil pessoas já participaram dos encontros com autores promovido pelo Viagem Literária de junho a outubro deste ano. Agora em novembro, a expectativa é atingir cerca de 2 mil pessoas durante as oficinas de criação literária.

          O programa, que segue até este mês, finaliza o ano com 275 atividades em 55 cidades do Estado, que são: Adolfo, Alumínio, Americana, Américo Brasiliense, Anhumas, Apiaí, Arujá, Batatais, Botucatu, Buritama, Buritizal, Campos do Jordão, Cerqueira César, Cerquilho, Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho), Cubatão, Dobrada, Eldorado, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Gavião Peixoto, Getulina, Guapiaçú, Guaratinguetá, Ibiúna, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Ilhabela, Itanhaém, Itapeva, Jaboticabal, Jaguariúna, Jardinópolis, Junqueirópolis, Leme, Macatuba, Miguelópolis, Osvaldo Cruz, Palmital, Pederneiras, Penápolis, Pindamonhangaba, Presidente Venceslau, Rancharia, Ribeirão Corrente, Santa Cruz do Rio Pardo, São Caetano do Sul, São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos), São Pedro, São Roque, Taguaí, Tanabi, Valinhos, Valparaíso e Viradouro.

          Vale destacar, que o Viagem Literária tem como objetivo, mediante o contato entre escritores e público, estimular o prazer da leitura, formar novos leitores e valorizar e revitalizar as bibliotecas públicas dos municípios paulistas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA - SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - data: 07/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário