23 de dez. de 2009

Cubatão é tema de Seminário na UNICAMP


O patrimônio industrial da cidade foi assunto de congresso em Campinas. O estudo foi realizado pelo arquiteto Roberto José D´Alessandro
Como muitos outros paulistas, o universitário Roberto D´Alessandro tinha ouvido falar de Cubatão, mas nunca havia visitado o município. Foi a convite de uma amiga cubatense que o estudante de Arquitetura decidiu ver de perto a cidade. Ao percorrer diversos pontos turísticos e o pólo petroquímico, o jovem decidiu estudar o patrimônio industrial de Cubatão que, segundo ele, é riquíssimo. Com isso, a cidade acabou tornando-se tema do IV Seminário de Arquitetura Rural, Planejamento, Patrimônio e Paisagem, promovido pela Unicamp (Universidade de Campinas), uma das mais importantes universidades do Brasil.
     A apresentação do trabalho aconteceu esta semana (22/12) na sede da Faculdade, em Campinas, interior do estado. Roberto D´Alessandro escolheu o patrimônio industrial de Cubatão como tema principal da sua tese de conclusão de curso.
     Mas foi a Vila Fabril o principal foco da palestra de D´Alessandro. A vila, construída em 1919, para abrigar os funcionários da Cia Santista de Papel, era formada por 200 casas, todas feitas no mesmo estilo, tamanho e cores (brancas com portas e janelas verdes). Hoje restam perto de 70 moradias da época. Mas o que o estudante presenciou naquela área, o impressionou. Roberto considerou o valor histórico que a vila possui.
     Welington Borges, coordenador das Bibliotecas de Cubatão, e Rubens Brito, arquiteto da Prefeitura, acompanharam a palestra e também discursaram sobre o patrimônio industrial de Cubatão. De acordo com Welington, esse estudo de Roberto D´Alessandro mostra, de maneira simbólica, não apenas o valor histórico desse patrimônio em Cubatão, seja através das indústrias ou das construções advindas daí, mas retrata até mesmo o início do processo industrial brasileiro.
Texto: Morgana Monteiro

Um comentário:

  1. Isso só vem confirmar a importância histórica da cidade de Cubatão, que é riquíssima em fatos históricos.

    Roberto Facoro

    ResponderExcluir