22 de jul. de 2010

Cubatão comemora Dia do Escritor com palestra e apresentação literomusical

evento ocorreu dia 21, na Biblioteca Municipal e contou com a presença da escritora Madô Martins e do Grupo Poetas Vivos de Santos


“Cubatão foi à única cidade da Baixada Santista a comemorar o Dia do Escritor”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Campinas, na abertura da palestra da escritora e poetisa Madô Martins, na Biblioteca Municipal, na noite do dia 21.

A escritora veio à Cubatão para falar sobre a arte de escrever e autografar o seu mais novo trabalho “Voo de Borboleta”. Madô falou sobre sua infância e a influência do pai no início de sua vida como escritora. “Em casa sempre fui incentivada a ler. Quando era criança meu pai contava histórias de Monteiro Lobato. Hoje, quando leio alguma coisa do autor a voz do meu pai me vem à memória”, conta emocionada.

A poesia, Madô só descobriu na adolescência, lendo Vinícius e Drummond, “estes poetas são minha inspiração”, revela. A escritora falou de sua obra (contos, crônicas, poesias, literatura infantil, ficção científica e o haikai), suas inspirações, a luta pelo reconhecimento do escritor como profissão e a alegria de ter seu trabalho elogiado pelo público que aprecia a sua obra.

A inspiração para escrever, segundo ela, vem da água, da leitura de um bom livro, de perfumes e também do cheiro de goiabada. Madô conta que quando criança, sua mãe preparava o seu lanche para ser levado para a escola e colocava sempre quitutes elaborados e saudáveis, mas o que ela gostava mesmo era de pão com goiabada ou com ovo frito. “Quando eu chegava à escola ia logo trocando o meu lanche com o das minhas amigas, por pão com goiabada, é claro!”, risos.

A escritora se despediu do encontro distribuindo autógrafos e citando o escritor Pablo Neruda. “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias”.

Abrilhantando a noite, o Grupo Poetas Vivos apresentou Madô em verso e prosa, mesclando interpretações e números musicais com Jaíra Presa, Regina Alonso, Rosângela Garcia, Romualdo Simões e Rogério Dias. A cantora Sol Martines e o músico Arcas. O grupo fez um passeio pela MPB, interpretando sucessos de Tetê Espíndola, Ana Carolina, Elis Regina, entre outros.

Madô é poetisa, contista e também cronista colaboradora de A Tribuna, desde 2000, onde está prestes a completar 500 crônicas divulgadas naquele diário, sempre aos domingos, no caderno Galeria. Sua mais recente obra, Voo de Borboleta reúne 50 crônicas, escritas entre 2000 e 2003, em publicação da Editora Universitária Leopoldianum, da Unisantos.

A escritora tem outros sete livros publicados, prêmios literários de todo o Brasil e alguns de Portugal, além de prosa e de poesia impressos em mais de 60 publicações nacionais e portuguesas. Também realiza oficinas de literatura e participa como jurada de concursos literários. Jornalista por formação, da turma de 1971, da Universidade Católica de Santos – Unisantos, Madô trabalhou nos jornais Cidade de Santos, A Tribuna, O Estado de São Paulo, entre outros.

O Grupo Poeta Vivos promove o acesso à poesia por meio de performances, mesclando interpretação e números musicais. O Grupo traz no currículo 28 montagens levadas a público em apresentações em Cubatão, Guarujá, Mogi das Cruzes, São Vicente e diversos locais em Santos.
Texto e fotos: Ana Borges

2 comentários:

  1. E cometeram o erro, de preferir abrir espaço a uma autoria santista, e não a um escritor da terra...Lamentavel a atitude da Secretaria da Cultura!!!!!
    Falo, e assino embaixo:
    Carlos Alberto Lopes
    Medalha Afonso Schmidt 2008
    Editor do jornal O ANACOLUTO CUBATÃO

    ResponderExcluir
  2. A Biblioteca Municipal orgulha-se de ter comemorado o Dia do Escritor com a presença iluminada da escritora santista Madô Martins e da maviosa apresentação do Grupo Poetas Vivos de Santos. Aliás, orgulha-se de todos os escritores e artistas que nos enriqueceram com suas presenças. Adélia Prado, Marina Colasanti, Alice Ruiz, Luiz Ruffato, Flávia Muniz, Fabricio Carpinejar, Noemi Jafet, Matthew Shirts, entre outros. Escritores de primeira grandeza! Quantas riquezas nos deixaram!
    Os de casa, também não ficaram para trás: Marcelo Ariel, Goimar Dantas, Celma de Souza, Cesar Ferreira, Francisco Torres, Arlindo Ferreira, Paulo Mota abrilhantaram eventos de lançamento de livros e bate-papo com leitores da Biblioteca que também tem servido para a realização de grandes espetáculos: Apresentações musicais (Rinascita e Juliana Finamore), teatrais (Relicário de Cicatrizes e espetáculos infantis).
    Em fim, a Biblioteca Municipal tem utilizado de todos os instrumentos para valorizar o escritor e o artista, de maneira democrática!
    Welington Ribeiro Borges
    Chefe da Divisão de Biblioteca e Arquivo Histórico

    ResponderExcluir