17 de ago. de 2010

Cícero Gilmar Lopes lança livro de contos

O escritor Cícero Gilmar Lopes, autor dos textos de seis das sete edições do espetáculo “Caminhos da Independência”, lança nesta quarta-feira (18), às 19 horas, no Bloco Cultural de Cubatão, sua primeira coletânea de contos, “O livro das respostas para todas as perguntas”, com histórias escritas nos últimos anos. A obra foi selecionada por meio de edital público pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria Estadual de Cultura, sendo publicada pela Editora Livre Expressão, do Rio de Janeiro.

Aos 50 anos, Cícero conta que, apesar de sempre ter sentido vontade, começou a escrever por volta de 1987, quando passou a participar de oficinas de Teatro. No ano 2000, começou a escrever contos para participar do Mapa Cultural e tomu gosto pelas histórias curtas, que acabaram levando o autor a ser selecionado pelo Proac.

O livro – A maior parte das 27 histórias de “O livro das respostas para todas as perguntas” foi escrita entre 2000 e 2005. A produção mais recente, conta o autor, está na gaveta, amadurecendo. “Antes, assim que acabava uma história eu passava logo para as pessoas lerem; depuro mais agora, ponho na gaveta”.

Assim como o protagonista do conto “João não gostava de briga”, os personagens de Cícero são pessoas que levam uma “vidinha pequena”, mas que se encontram em situações significativas, como uma morte, uma separação, um momento em que tomam importantes decisões ou simplesmente uma epifania. São vidas ordinárias em situações extraordinárias. É o caso da esposa que tem o marido levado pela repressão militar, ou do próprio João, que não gostava de brigar, ou de outro João, o Gostoso, que, morrendo de fome, começa a comer pedaços do próprio corpo.

Há ainda dois contos em que a literatura é a protagonista. Em um deles, “A crítica”, a relação entre escritores e críticos é mostrada por meio da relação entre uma crítica de arte demolidora e um escritor iniciante. No outro, “O criador de histórias” um autor, cansado das histórias que criava, busca um novo início para uma nova história que nunca chega.
Texto: Alessandro Atanes MTb 650/96 DRT-MT
Fotos: José Mário Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário