18 de ago. de 2010

A música renascentista invadiu cada pedaço da Biblioteca neste sábado (21/8)


A Biblioteca Municipal de Cubatão ficou completamente diferente neste sábado (21/8) logo cedo. Isso porque o Grupo Rinascita fez uma apresentação especial, abrindo o projeto “Manhãs Musicais na Biblioteca”. A ideia é oferecer mais uma opção cultural e de lazer nos fins semana ao público, durante a temporada de inverno.
O som do Rinascita deixou com outro clima a manhã de quem estava estudando na Biblioteca ou simplesmente passou por lá para apanhar um livro emprestado. O Grupo é especializado em melodias barrocas e renascentistas, também conhecidas como “Música Antiga”. No repertório, havia um pouco de tudo: desde a galharda, pavana até aquelas canções que pareciam nos levar para os grandes salões de baile da Idade Média.
Nas mãos dos integrantes estavam réplicas de instrumentos musicais dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como alaúde e uma família de flautas doces. Embora muitas pessoas achem que esse tipo de Música é elitizada, o Rinascita luta para mostrar justamente o contrário. Nasceu como um grupo experimental, em 1974, dentro do Conservatório Musical de Cubatão. O objetivo era levar ao grande público, melodias renascentistas e barrocas, canções essas que os músicos aprendiam em sala de aula. Em 1986 foi oficializado como projeto integrante da Prefeitura de Cubatão.
Atualmente o Rinascita tem 16 músicos e no fim de junho foi tombado como patrimônio imaterial de Cubatão através do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da cidade. O Rinascita leva a música de época por meio de apresentações, concertos didáticos em escolas, praças e espetáculos que reúnem saraus de poesia.

Texto e fotos: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário