25 de out. de 2010

Professora de Cubatão, escritora Mônica Amorim conversa com alunos na Biblioteca

O bate-papo fez parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
A sala da Biblioteca Municipal Professor João Rangel ficou repleta de alunos da UME Bernardo José Maria de Lorena, na tarde desta segunda-feira (25), para participar de um bate-papo com a escritora e professora Mônica Amorim e a ilustradora Nice Lopes. O motivo do encontro é a publicação do primeiro livro de Mô Amorim, "A nuvem vermelha", pela Editora Adonis, com ilustrações de Nice Lopes. O encontro faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
O secretário municipal de Cultura, Welington Borges, abriu o bate-papo frisando a importância do contato com livros, visitas à biblioteca e como a leitura é essencial para o aprendizado. "Esse ambiente é de todos nós. Queremos que vocês todos fiquem à vontade aqui", disse aos estudantes.
A professora frequenta a biblioteca desde o início da adolescência. "Quando queria respostas para a vida, eu não ia à cartomante, não ia à igreja, vinha para a biblioteca". Amante das palavras e das artes, Mô Amorim escreve desde os 15 anos de idade, apesar de não se sentir escritora: "Sou mais uma amante das palavras".
Nice Lopes também começou a se interessar por desenhos com seis anos de idade, pois tinha uma vizinha que desenhava muito bem e isso a encantou. Ela ressaltou a importância dos estudos para os alunos e reproduziu uma frase que sua mãe e grande incentivadora sempre dizia: "A única coisa que vocês vão levar para a vida toda é o estudo".
Ela pintava seus cadernos da escola e aos 9 anos teve as primeiras aulas de desenho em tecido. Ela lembra que aos 10 anos, incentivada pela mãe, mandou por carta uns desenhos para a Editora Abril. Recebeu como resposta uma negativa, mas com observações e novo incentivo para continuar desenhando. Em 2010, 30 anos depois, é a Editora Abril que a convida para ilustrar o Guia da Lua da edição do mês de julho da revista Cláudia. "Não desistam dos sonhos que vocês têm hoje; pode demorar, mas um dia vocês vão conseguir realiza-los". Texto: Carla Martuscelli e Alessandro Atanes - Foto: Rodrigo Fernandes
 Continue a leitura, clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário