Passeio gratuito leva os participantes a uma viagem no tempo, percorrendo prédios e monumentos históricos da cidade

A bordo de um microônibus, os participantes percorrerão vários pontos da cidade, acompanhados por um historiador que explicará em detalhes, a importância do prédio ou monumento. Os participantes ficarão sabendo, por exemplo, que o prédio onde hoje está situada a Biblioteca, abrigou a primeira escola do município e já foi sede da Prefeitura. Dona de uma arquitetura clássica, contrasta com as demais edificações completamente contemporâneas da principal avenida da cidade.
O roteiro segue por um verdadeiro museu ao ar livre, onde passará, ainda, pelo Largo do Sapo, tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura, o Condepac. Lá, os “viajantes” descobrirão que no local funcionou o primeiro porto geral de Cubatão, sendo também o ponto inicial do povoado cubatense. No Cemitério Israelita - também patrimônio histórico – pausa para saber que neste espaço estão sepultadas as chamadas “polacas”, mulheres judias que vieram para o Brasil com promessa de casamento e acabaram sendo exploradas no cais.
O trajeto percorrerá, ainda, o monumento do Cruzeiro Quinhentista e a Vila Light, um acampamento construído para abrigar os operários da antiga Usina da Light. Os interessados em participar do Roteiro Histórico podem se inscrever através do telefone 3361-6844 ou pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Se não der tempo de se inscrever, basta aparecer no horário para garantir uma vaga no Roteiro. Outras informações sobre esses e outros pontos históricos de Cubatão estão disponíveis no blog www.condepaccubatao.blogspot.com .
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário