20 de jan. de 2011

Começa o projeto Roteiro Histórico em Cubatão


Passeio gratuito leva os participantes a uma viagem no tempo, percorrendo prédios e monumentos históricos da cidade

Um ponto de passagem de tropeiros e viajantes. Um cemitério israelita do século passado que abriga histórias curiosas sobre as pessoas enterradas ali. Ou, quem sabe, uma vila operária construída no pé da Serra do Mar. Sabia que tudo isso faz parte da história de Cubatão? Essas e outras histórias pitorescas poderão ser conhecidas através do passeio “Roteiro Histórico” que acontece neste domingo (23/1), a partir das 9h. O ponto de partida dessa trajetória é em frente à Biblioteca Municipal, que fica na av. Nove de Abril, 1977.

A bordo de um microônibus, os participantes percorrerão vários pontos da cidade, acompanhados por um historiador que explicará em detalhes, a importância do prédio ou monumento. Os participantes ficarão sabendo, por exemplo, que o prédio onde hoje está situada a Biblioteca, abrigou a primeira escola do município e já foi sede da Prefeitura. Dona de uma arquitetura clássica, contrasta com as demais edificações completamente contemporâneas da principal avenida da cidade.

O roteiro segue por um verdadeiro museu ao ar livre, onde passará, ainda, pelo Largo do Sapo, tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura, o Condepac. Lá, os “viajantes” descobrirão que no local funcionou o primeiro porto geral de Cubatão, sendo também o ponto inicial do povoado cubatense. No Cemitério Israelita - também patrimônio histórico – pausa para saber que neste espaço estão sepultadas as chamadas “polacas”, mulheres judias que vieram para o Brasil com promessa de casamento e acabaram sendo exploradas no cais.

O trajeto percorrerá, ainda, o monumento do Cruzeiro Quinhentista e a Vila Light, um acampamento construído para abrigar os operários da antiga Usina da Light. Os interessados em participar do Roteiro Histórico podem se inscrever através do telefone 3361-6844 ou pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Se não der tempo de se inscrever, basta aparecer no horário para garantir uma vaga no Roteiro. Outras informações sobre esses e outros pontos históricos de Cubatão estão disponíveis no blog www.condepaccubatao.blogspot.com .
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário