25 de fev. de 2011

Viviane Távora lança livro infantil em Cubatão


A tarde de autógrafos nesta sexta-feira (25/2) foi com muita leitura e brincadeiras para a criançada

Crianças lotando a sala de leitura da Biblioteca Municipal: o lançamento do livro infantil “Mareliques da Praia-Louca”, de Viviane Veiga Távora, não poderia ter sido de maneira mais convincente. A tarde de autógrafos aconteceu nesta sexta-feira (25/2) e reuniu alunos do Colégio Evolução e pessoas da comunidade.

A autora transformou o lançamento em momentos de pura diversão: primeiro, explicou a poesia é uma menina e se esconde dentro de uma bolha de sabão. E para encontrar esse poema, a meninada teve que estourar bolhas naquele momento. A partir daí, a escritora apresentou a publicação à criançada.

A publicação traz uma história pitoresca. A autora, por sempre morar em Cubatão, única cidade da Baixada Santista que não tem praia, criou uma praia particular em sua criatividade. Nessa história pitoresca, o passeio segue por uma praia louca, onde as ondas são de areia, as sereias são surfistas e tem até tubarão que usa touca. Os versos contam com belíssimas e coloridas ilustrações do pernambucano Walter Moreira. A criançada participou de uma pescaria diferente, onde foram sorteados livros e botons.

A autora utiliza conjunto de versos chamados de “limeriques”. São poemas curtos, que falam de coisas malucas e têm sempre cinco versos. A primeira, segunda e quinta linhas têm a mesma rima. Já a terceira e a quarta são mais curtas, rimam diferente das outras. O livro foi vencedor do edital para publicação de livros do Proac 2010 (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Estado. O título terá alguns exemplares acompanhados de audiobook e também sairá em e-book. A tarde de literatura terminou com muita diversão.

Bate-papo “Do edital à publicação” – à noite, a escritora participou de um bate-papo, também na Biblioteca Municipal, onde falou sobre a experiência que adquiriu ao participar de editais, prêmios e leis de incentivo. Viviane Távora é premiada nacionalmente vencendo o II Concurso Literatura Para Todos, Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, Prêmio Interações Estéticas da Funarte. A autora ministra a partir de 14/3, o curso de “Formatação de Projetos” com duração de dois meses, voltado para artistas e produtores culturais.
Texto: Morgana Monteiro
Foto: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário