20 de mai. de 2011

Contadores mirins são destaque em encontro cultural de Cubatão

“O menino quer um burrinho para passear. Um burrinho manso, que não corra nem pule, mas que saiba conversar”. O poema “O Menino Azul”, de Cecília Meireles, que conta a história de um menino que queria um burrinho que soubesse contar histórias foi interpretado pelos atores Natan de Alencar e Eliana Tavares, no último dia do I Encontro Regional de Contadores de Histórias de Cubatão, realizado nos dias 19 e 20/5, no Bloco Cultural.

 Para a idealizadora do encontro, a contadora de histórias Nalva Leal é importante resgatar essa arte milenar nos dias atuais. “A arte de contar histórias é bem antiga e esse resgate é de grande importância para crianças, jovens e adultos. Essa prática trabalha o raciocínio e fomenta a leitura”, explica.

As crianças e jovens também participaram do encontro que contou com a participação de um público seleto de estudantes das Unidades Municipais de Ensino e também de escolas particulares do Município. Na Biblioteca Municipal, os contadores de histórias mirins da UME Rui Barbosa, da Ilha Caraguatá, se divertiram ao contar e interpretar os contos para o público presente. Os dez pequenos contadores foram formados pela oficina ministrada por Nalva Leal, onde aprenderam a arte da contação de histórias e as técnicas utilizadas para fazê-la.

Para Matheus, de 11 anos, contar histórias ajudou muito a driblar a timidez. “Eu era muito tímido e depois que comecei a contar histórias eu me soltei. Interpreto e entro nos contos e até me sinto um personagem das histórias”, conta orgulhoso.

Contar história também ajuda a conscientizar as pessoas para a importância da preservação do meio ambiente, fala a contadora mirim Cintya. Para ela, histórias que falam de preservação da natureza são as suas preferidas.“Gosto de contar a história da Iara que fala da preservação do meio ambiente. É importante levar essa mensagem para todos. Cada pessoa ajuda da maneira que pode e eu estou fazendo a minha parte”.

No encontro teve ainda apresentações com voluntários contadores de histórias nas Umes Lorena, Ceará e EE Lincoln Feliciano, feira de livros e artesanato, roda de histórias com Eliana Greco, Ana Correia e Nalva Leal, Coral Zanzalá “Cantando Histórias” e “Boca Cheia de Histórias”, de Zé Bocca e participação musical ilustrada. 

Texto: Christiane Castanheira e Ana Borges Mtb 59.539/SP -Foto: Rodrigo Fernandes e Henrique Ramos -Link para fotos

Um comentário: