6 de jun. de 2011

Prepare-se para embarcar no projeto “Viagem Literária”


Programação em Cubatão tem início na próxima terça-feira (14/6) em bate-papo com o escritor Clóvis Bulcão
Cubatão é a primeira cidade a receber o escritor e historiador Clóvis Bulcão dentro do Projeto “Viagem Literária” 2011. O bate-papo com o autor acontece na próxima terça-feira (14/6), às 19h, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). Será um dia especial através de uma conversa descontraída regada à Literatura e História do Brasil. O evento é gratuito.
O interessante dessa programação é que o bate-papo sempre conta com a participação do público, que pode fazer perguntas no fim do encontro. Para embarcar nessa viagem da Literatura, basta comparecer à Biblioteca Municipal, localizada na Av. Nove de Abril, 1977. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura de Cubatão.
O “Viagem Literária” entra na 4ª edição, se consolidando como um dos mais amplos e diversificados programas voltados ao livro e ao incentivo à leitura, contemplando, atualmente, 72 cidades paulistas. De junho a novembro, bibliotecas públicas dos municípios participantes recebem uma atração mensal voltada ao mundo das Letras.
Clóvis Bulcão, conhecido por escrever livros sobre personagens interessantes da História Brasileira, vem destinado a repetir o sucesso de outros visitantes em outros anos como Adélia Prado, Alice Ruiz, Xico Sá, Fabrício Carpinejar, entre outros. Nesta conversa, Bulcão abordará sua obra com destaque para os títulos: “Padre Antônio Vieira” e “Leopoldina – a princesa do Brasil”.
Sobre o autor: escritor e historiador, Clóvis Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, em 1959. Estreou no mundo das letras em 1998, com o romance histórico “A Quarta Parte do Mundo”, relato sobre a chegada dos primeiros templários ao Brasil, em 1555, e foi premiado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O trabalho acabou inspirando a série de documentários Brasil – A quarta parte do mundo, dividido nos episódios Os judeus, Quem são os descobridores, O ouro, A prata, A França Antártica, Sociedades invisíveis e Redescobrindo a América. Em 2002, foi um dos autores do livro “Corrupção 18 contos”, editado pela ONG Transparência Brasil e Arte Ateliê. No ano seguinte, publicou “A Marquesa dos Santos”, ficção em doze contos, e o texto intitulado “Carne apimentada”.
Talvez o seu trabalho mais importante seja “Pequeno dicionário de personagens da literatura brasileira”, publicação que reúne os mais importantes livros e autores dos séculos XIX e XX da literatura brasileira. Entre os anos 2003 e 2005, Clovis trabalhou com a apresentadora Regina Casé do programa “Um Pé de Quê?”. Em 2006, o documentário Os judeus começou a fazer sucesso. Disponível na Biblioteca do Futuro, o filme rendeu ao autor uma menção de louvor conferida pela comissão parlamentar Brasil-Israel, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
 Clóvis Bulcão também é autor da biografia “Leopoldina – A Princesa do Brasil”. Em 2008 lançou a biografia do padre Antonio Vieira, pela editora José Olímpio e “Noel – menino da Vila”, lançado no fim de 2010, ambas as publicações dirigidas ao público jovem.
Serviço
Carimbe o passaporte no Viagem Literária - Bate-papo com escritor Clóvis Bulcão
Dia 14/6 às 19h
Local: Biblioteca Municipal – Av. Nove de Abril, 1977
gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário