15 de jun. de 2011

Saborosas histórias de nosso Brasil: bem vindo ao Viagem Literária!

 

 Primeira atividade do Projeto traz escritor Clóvis Bulcão à Biblioteca Municipal de Cubatão e encanta jovens estudantes

 

História do Brasil: assunto que para a grande maioria dos jovens seria maçante, para os estudantes do período noturno da Escola Estadual Afonso Schmidt, de Cubatão, foi pura curtição. Na noite desta terça-feira (14/6), os alunos lotaram a sala de leitura da Biblioteca Municipal da cidade participando do Projeto Viagem Literária que trouxe o escritor Clóvis Bulcão para um bate-papo com público.
Clóvis é uma figura leve, descontraída, gerando o seguinte comentário de muitos jovens: “Nem parece professor de História!”. E foi com seu jeitão simples e linguajar bastante acessível que o autor conseguiu prender a atenção do pessoal, costurando a História Brasileira à várias personalidades que a compõe como Dom João VI, Maria Leopoldina e até o compositor Noel Rosa – sobre quem Bulcão escreveu um livro infantil.
Valorizando os detalhes e a dramaticidade que cada período da História carrega, Clóvis conseguiu o que, a princípio, seria muito difícil: emplacar publicações em prêmios de Literatura e vendê-las nas livrarias onde, geralmente, só há espaço para best-sellers e títulos “do momento”. O livro “A quarta parte do mundo”, em que retrata a colonização brasileira em seus detalhes, inlcuindo os franceses como os grandes cronistas desse período, ganhou o prêmio da Biblioteca Nacional do Rio Janeiro.
Mas foi sobre a obra Padre Antonio Vieira - um esboço biográfico que o autor centralizou seu bate-papo na noite de Literatura em Cubatão. “Fiquei maravilhado com a história desse padre que, na minha visão, foi o primeiro pop star da história!”, disse, explicando que Antonio Vieira viajou por três continentes, e onde aportava era preciso até de esquema de segurança para recebê-lo. “Isso é diferente de algum pop star famoso hoje?”, perguntou aos participantes.
Segundo Clóvis, Padre Antonio Vieira ficou conhecido por seus sermões, arrastando fãs que incluíram René Descartes, Rembrandt e a rainha Cristina da Suécia. “Vieira levou o idioma português a todo mundo, conduzindo o nome do Brasil a um grande patamar no século XVII, pois se assumia como um legítimo brasileiro”, afirmou. Outra curiosidade revelada por Bulcão sobre o Padre é que ele teria sido um dos primeiros escritores a ter sua obra pirateada; certa vez recebeu um de seus sermões em espanhol, embora nunca tivesse ido à Espanha. 
Bulcão destacou esse e outros títulos que escreveu como “Pequeno dicionário de personagens da Literatura Brasileira” e “Leopoldina – A Princesa do Brasil”. Viajando nos períodos antigos de nossa História, Clóvis falou sobre o Rio de Janeiro e suas curiosidades, disse que o Brasil-Colônia era visto como um país místico do ponto de vista religioso - abrigando, inclusive, a primeira sinagoga do então chamado “Novo Mundo”, a chegada dos judeus e até mesmo sobre os horrores da Inquisição Católica e suas torturas.
A visita à Cubatão inaugurou a participação do autor no “Viagem Literária”. Agora, ele segue para interior paulista, onde contará essas e outras histórias curiosas em pelo menos oito bibliotecas públicas de cidades como Aguaí, Mococa e Vargem Grande do Sul, entre outras. Para saber mais sobre Clóvis, basta acessar seu diário de bordo online, em www.voandoalemdotempo.blogspot.com .
O Projeto Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado e a Prefeitura de Cubatão e acontece há quatro anos na cidade. O objetivo é incentivar a leitura e a visitação da comunidade às bibliotecas públicas. O próximo módulo desta “Viagem” acontece em agosto, quando haverá bate-papo com escritor de literatura infantojuvenil.
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário