29 de ago. de 2011

Roteiro Histórico revela atrações turísticas de Cubatão

Passeio gratuito leva visitantes a vila operária preservada

Uma vila operária com arquitetura canadense encravada no sinuoso relevo da Serra do Mar; uma locomotiva a vapor, confiscada dos alemães durante a I Guerra Mundial para transportar banana; e a transformação de uma fábrica de tintas e corantes em uma das áreas de lazer que deve se tornar referência na Região Metropolitana da Baixada Santista. Essas são apenas algumas das atrações turísticas que Cubatão reserva a quem embarca no Roteiro Histórico, projeto que mensalmente resgata parte da trajetória da Cidade, revelando, em prédios centenários, a memória de seus primeiros moradores.

Neste domingo (28), em sua oitava edição, o Roteiro Histórico, projeto desenvolvido pela Prefeitura, levou um grupo de 25 pessoas para uma espécie de viagem no tempo. Em pouco mais de quatro horas, o grupo, formado em sua maioria por famílias residentes na Cidade, percorreu locais que estão interligados há pelo menos quatro séculos com a história do País.

Acompanhados pelos secretários de Cultura, Wellington Borges, e de Turismo, Luiz Carlos Costa, os visitantes conheceram inicialmente o prédio da Biblioteca Municipal, na Avenida Nove de Abril. O mestre em História, Francisco Torres, chefe da biblioteca, recepcionou o grupo e o acompanhou durante todo o percurso. “Não existem só as décadas de 1970 e 1980 na história de Cubatão, quando a cidade ficou conhecida em razão dos problemas ambientais. Este é apenas um recorte. Há muito mais a saber sobre nossa Cidade”, disse Torres.  Continue a leitura clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário