13 de set. de 2011

A Viagem Literária de Carla Caruso

A escritora, vencedora do prêmio Jabuti ano passado, bate papo com jovens na Biblioteca Municipal de Cubatão

Assim como em suas ilustrações, Carla Caruso é uma artista que conduz uma conversa de maneira doce. Tanto seus desenhos quanto seus poemas parecem estar sempre sorrindo para nós. E foi esta, também, a impressão de dezenas de jovens ao participarem de um bate-papo com a escritora nesta segunda-feira (12/9), na Biblioteca Municipal de Cubatão, dentro do projeto Viagem Literária.  
     A escritora deu início a essa jornada regada à poesia e prosa, falando sobre uma de suas paixões: escrever biografias. “Biografia é a escrita da vida. Quando um autor põe a vida de alguém no papel, vai a fundo na história dessa personalidade. Pesquisa, reúne muita informação e compõe uma narrativa. É fascinante”, disse Carla, que escreveu várias biografias de artistas - como Tarsila do Amaral, Cecília Meirelles, Anita Malfati, Aleijadinho - direcionadas ao público infantil e infantojunvenil. 
     Mas foi através de Oswald de Andrade que Carla mergulhou de vez nesse estilo literário, analisando a vida do modernista por meio da sua poesia. Durante o bate-papo, a autora leu alguns versos de Oswald, arrancando gargalhadas do público, como no poema “brasil”. “Essas linhas foram escritas na década de 1920 e ainda hoje, mexem com as pessoas. Oswald de Andrade foi e continua sendo genial”, afirmou, tão animada quanto na época em que escreveu o livro sobre ele. Hoje, Carla trabalha em outra biografia, desta vez, da escritora Ana Maria Machado. 
     Ainda no tema “biografia”, a autora falou sobre sua história com Cubatão e a alegria que sentiu em ver a cidade verde, a serra cheia de vida. Paulistana, durante a infância costumava ir à praia com a família, e conheceu a Cubatão dos anos 70 e 80, quando ainda era uma cidade bastante poluída. De acordo com ela mesma, “a biografia de Cubatão tem sua história marcada pela recuperação ambiental”.

     O leitor e seu papel – além das biografias, a autora também procura palavras que traduzam o universo dos sentimentos em poemas e ilustrações. Carla Caruso foi premiada em 2010 com o livro “Almanaque dos sentidos”, na 52º edição do prêmio Jabuti, na categoria “Didático e Paradidático”. O Jabuti é um dos prêmios literários mais importantes do Brasil.
     Sempre trabalhando com ficção – e lá se vão 11 anos no mundo das letras, Carla destacou, também, a importância de ser um leitor crítico e investigar a história, o autor. Para ela, o leitor se apossa do texto que está lendo. As linhas não são mais do autor que as criou, mas de quem as está saboreando. “Porque o leitor percebe coisas no texto que fazem parte de sua referência de vida. O texto literário apresenta situações para que você adicione às suas”, disse a escritora.
     Viagem Literária – Cubatão foi a primeira, das cinco cidades por onde Carla vai viajar com sua Literatura. O projeto Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultural e a Secretaria de Cultura do Estado e tem por objetivo estimular o gosto pela leitura e incentivar a visitação às bibliotecas públicas. Em outubro, haverá outro bate-papo na Biblioteca de Cubatão… mas o nome do autor ainda é segredo! Texto: Morgana Monteiro - Foto: Ana Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário