10 de set. de 2012

Biblioteca recebe Conversas de Mergulhar com Paulo Netho

Apresentações aconteceram nesta segunda-feira em duas sessões do programa Viagem Literária
"Conversa de Mergulhar", do recitador Paulo Netho, levou a arte da contação de histórias para a Biblioteca Municipal de Cubatão, dentro do Programa Viagem Literária, com o módulo Contação de Histórias, que aconteceu nesta segunda-feira, às 10h e às 15h.


Cerca de 140 crianças, de 4 a 7 anos de idade, do Centro Educacional Unificado - CEU se divertiram com os poemas e trava-línguas recitados pelo convidado, nos dois períodos da apresentação. De maneira lúdica e direta, Paulo Netho levou as crianças a recitarem em voz alta e com entonações expressivas, palavras e versos, muitas vezes acompanhadas de gestos. Tudo isso conduzido com maestria pelo recitador.

Paulo conta que muitas de suas experiências como recitador, profissão que abraçou profissionalmente desde o ano de 1990, acabaram virando livro. Como "Poesia Futebol Clube e outros poemas"; "Bolinho de Chuva e outras miudezas", "O Pinto Pelado no reino dos trava-línguas", entre outros. Para ele, é um momento mágico a interação com o público, especialmente, com as crianças, onde basta apenas jogar as tranças da poesia para que os pequenos embarquem na viagem.

Ele revela que foi através da contação de história e da recitação de poesias que conseguiu vencer a gagueira. "Eu estudava numa escola e morria de vergonha de falar em público. Depois que comecei a recitar poesia, comecei a vencer meus medos. O contar histórias acabou me dando voz e vez no mundo".

Para o aluno, Yuri Alexandre Góes Guilherme, de 7 anos, a apresentação foi muito divertida. "Achei tudo muito legal, principalmente, a hora do susto", risos. O Projeto Viagem Literária é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e tem como objetivo incentivar a leitura e aproximar as pessoas das bibliotecas públicas.


Fotos: Henrique Ramos/PMC
Ana Lúcia da Silva Borges
Mtb 59.539/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário