6 de set. de 2012

Viagem Literária chega a Cubatão

Programa retorna em setembro com contação de histórias. Será dia 10 de setembro, na Biblioteca Municipal.
O Projeto Viagem Literária aporta em Cubatão com o módulo de Contação de Histórias. Vai ser dia 10 de setembro, às 10h e 15h, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977), com entrada gratuita. O escritor Paulo Netho é quem conduz o fazer literário, voltado para crianças e adolescentes.

Com o tema "Conversas de mergulhar", a criança é convidada a repetir, em voz alta, com entonações expressivas, palavras e versos, muitas vezes acompanhas de gestos, tudo conduzido com mastria por Paulo Netho. As poesias brotam, uma atrás da outra, com naturalidade. O humor povoa a apresentação, do conteúdo da poesia à entonação dos versos, da relação com os ouvintes ao gestual do recitador: a palavra vocalizada, gestualizada, alegremente misteriosa e simples.

O Projeto Viagem Literária é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e pretende oferecer um passeio prazeroso pela literatura, por meio de conversas com escritores e cronistas e, ainda, oficina de criação literária. O secretário de Cultura, Welington Borges, lembra que Cubatão participa do "Viagem" desde a criação do Projeto, em 2008. "O objetivo é incentivar a leitura e aproximar as pessoas das bibliotecas públicas, uma vez que as atividades acontecem somente em espaços desse tipo", diz o secretário. Dezenas de cidades paulistas abraçam a ideia, mas aqui na Baixada Santista, somente Cubatão e Itanhaém o fazem.

Paulo Netho - Escritor, poeta e locutor de rádio, é um recitador que, mais do que provocar as crianças, as convoca para expermintarem os segredos das falas adormecidas. Por meio de seus recitais, que faz profissionalmente desde o final do anos 90, dialoga com o público infantil e as suas experiências acabaram sendo transformadas em diversos livros. Apresenta-se em eventos, livrarias, feiras, bienais do livro, escolas e teatro. Outras informações sobre Paulo Netho em
www.caradepavio.wordpress.com .
Morgana Monteiro
Mtb 29.202

Nenhum comentário:

Postar um comentário