7 de abr. de 2014

Adeus ao poeta cubatense Leonardo Só

O artista foi enterrado neste domingo em Cubatão.

Faleceu neste fim de semana, aos 62 anos de idade, o poeta cubatense Leonardo Firmino dos Santos, ou simplesmente Leonardo Só, como costumava assinar seus textos. Várias vezes vencedor do Mapa Cultural Paulista fase regional, o escritor tinha diabetes e sofreu complicações do diabetes. Leonardo teve falência múltipla dos órgãos. O enterro foi ontem (6), no Cemitério Municipal de Cidade.

Leonardo era natural de Pombal, no sertão da Paraíba. Aos 14 anos idade mudou-se para Fortaleza, capital do Ceará, onde iniciou o ofício de escrever poesias, contos e textos em prosa. Foi nesta cidade que o artista teve o primeiro contato com a Literatura, por meio de manifestações populares como cordel e reisado, e através da troca de ideias com os poetas urbanos cearenses.

Veio para Cubatão em 1980 e desde então, fortaleceu sua poesia na cidade, participando de saraus e da Sociedade Amigos da Biblioteca, SAB. Leonardo Só foi finalista do Mapa Cultural Paulista em 2008 com o texto "Poema do Adeus", transcrito abaixo. Ano passado, lançou junto com seu amigo e também poeta, Natan Alencar, o livro "Duplo Mergulho", com textos dos dois autores.

Dono de uma escrita especial, contemporânea, em prosa, Leonardo reunia o que há de melhor em um artista: a não negação à cultura natal, a sensibilidade, a busca pelo amor e pela felicidade. Em seus últimos textos, assinava, também, com o codinome de "Poeta Clandestino", uma alusão ao seu modo simples de viver e encarar a vida e a literatura, cruas e belas, como elas são.

Poema do Adeus

Então, ficamos assim:
eu esqueço de você
você esquece de mim.
Você deixa a chave,
eu fecho a porta.
A saudade bate,
o amor acorda.
Na cozinha, pego um copo
e bebo o gosto da tua boca.
Na sala, ponho uma música
e danço sozinho.
Limpo a vidraça
e vejo quando o teu vulto passa:
expurgo desejo que o meu corpo cospe!

(Leonardo Só - poeta clandestino)

Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Secretaria de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário