6 de abr. de 2020

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CUBATÃO _ Gestão 2017_

DEPOIMENTOS - Parte I
EQUIPE DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CUBATÃO "Prof. João Rangel Simões"

"O que a Biblioteca e Arquivo Histórico representa para  cada um de nós."

"Em 2017 fui presenteada com a direção da Biblioteca de Cubatão e Arquivo Histórico. Sou concursada da Prefeitura de Cubatão, desde 2007, na Secretaria de Cultura. Durante os anos de trabalho no serviço público, a arte foi sempre minha aliada e estando neste momento dentro deste maravilhoso espaço cultural e histórico, me senti desafiada a inserir cada vez mais e mais o seu conteúdo e suas diversas linguagens: Literatura, Música, Dança, Cinema, Fotografia, Desenhos e Exposições... sendo assim, minha natural motivação de vida se fez acontecer nesse ambiente fraternal. O acolhimento entre colegas que fazem o motor dos dias e suas atividades acontecerem durante anos e anos, e eu aprendendo. Busco a realização de feitos que só venham a contribuir, proteger, difundir e preservar o legado artístico da cidade dentro desse espaço, que sempre me refiro " de portas abertas!" , porque é assim que deve ser e permanecer para todo sempre. Grande casa, repleta de histórias. Arquivo Histórico que contém a história da nossa gente, das administrações e seus feitos! Cuidar e zelar de um acervo de livros e documentos únicos. Contem sempre comigo. Gratidão!" 
_Dani Da Guarda_ Chefe de Divisão da Biblioteca e Arquivo Histórico, desde 2017. Musicista, Bailarina, Adm. de Empresas, Professora de Artes, Psicopedagoga. 


"A Biblioteca pra mim significa fonte confiável e tradicional de pesquisa, um espaço bom para os leitores cubatenses e da região poderem estudar, já o Arquivo Histórico guarda documentos sobre a cidade de Cubatão. Trabalho na Biblioteca desde 2012 na secretaria, parte administrativa." 
_ Paula Almeida _ Secretária Administrativa 


"A Biblioteca serve para oferecer a todas as pessoas o conhecimento e compartilhar a cultura,  o lazer , independente de idade, desde crianças até idosos. O objetivo é apoiar, fortalecer a leitura e seus conhecimentos literários, acrescentar conhecimento, cultura e entretenimento. O Arquivo Histórico preserva fatos importantes da cidade deste sua fundação até a  mais recente notícia e são documentados e analisados o teor histórico e cultural da cidade, para catalogar e preservar os documentos de valor histórico e cultural sobre a Prefeitura e vida do município de Cubatão." 
_Willian Rabelo _ Chefe de Serviços

"Minha história com a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico iniciou há muitos anos atrás, quando eu, desempregada, havia feito inscrição para o concurso público em Cubatão. No edital dizia que a história de Cubatão seria solicitada na prova. Não dispunha, naquele período, da tecnologia que temos hoje, portanto, fui à Biblioteca Municipal. Lá, me orientaram também a ir ao Arquivo Histórico. Lembro-me bem desse dia em que eu, moradora de São Vicente na época, passei horas nesses dois locais, pesquisando, lendo e anotando tudo sobre a história, a geografia e características culturais de Cubatão. Aprendi muito naquele dia, inclusive a respeitar a cidade de Cubatão.  Cerca de 3 anos depois, em 2007, já concursada em Cubatão, fui trabalhar na Biblioteca. Foram poucos meses mas que guardo com carinho no coração.  Há 1 ano voltei a trabalhar na Biblioteca Municipal, como auxiliar de serviços gerais. E mesmo que não atue diretamente com o público ou com meus colegas de setor, sinto a responsabilidade de manter o local limpo e agradável. Por ser um local de livre circulação, não é uma tarefa fácil, pois infelizmente os próprios usuários não zelam pelo equipamento que é deles. Mas quando estou limpando, penso em como eu gostaria que fosse, e é assim que tento manter. Amo ler, amo livros, por isso não sou imparcial. Acho que a Biblioteca Municipal é um local riquíssimo e que deveria ser melhor valorizado e preservado."
_ Elizabeth _ Auxiliar de Serviços Gerais



Nenhum comentário:

Postar um comentário