13 de mai. de 2020

Blog da Biblioteca agora com suas leituras e resenhas!

Olá pessoal!

Estaremos a partir de hoje,  postando algumas resenhas de leitores de Cubatão e demais interessados que possam surgir desta iniciativa,  aqui no Blog da Biblioteca de Cubatão!
Aquele livro que te marcou, as impressões, a troca, algum registro que queira compartilhar e deixar aqui como dica de leitura, pode enviar para o nosso email que teremos o imenso prazer em publicar neste espaço!
Assim... nascem, leitores e escritores!!
Biblioteca Viva no Virtual.
Todos os livros do Harry Potter vocês podem encontrar na Sala de Literatura Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, piso térreo da Biblioteca.

Vem pr'o Blog!

Agora, com vocês, a estreante  na "RESENHA DO LEITOR", nossa querida :
Carol Rosa! 

Espero que curtam (eu amei!) e se motivem também a participar desta interação cultural.


Namastê ...

By Dani Da Guarda


#Fiqueemcasa #Quarentena  #Culturaemcasa #juntosadistancia



#VAMOSLERHARRYPOTTER?

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Por Carol Potter*
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro da saga Harry Potter, composta por 7 livros, escrito por J.K. Rowling, lançado na Inglaterra em 1997, no Brasil em 2000, ganhando imensa popularidade mundial, foi transformado em uma série cinematográfica, tornando-se a série mais assistida da história e sua autora, a mais bem paga do mundo.
SINOPSE
Depois de perder os pais quando tinha apenas 1 ano, Harry Potter foi enviado à casa dos tios. Na casa dos Dursley, porém, o garoto vivia em um armário debaixo da escada e era tratado com total negligência. Até o dia em que recebe uma carta, convidando-o a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. É onde ele descobre a verdade sobre a morte dos pais e ganha um novo inimigo: o temido Lorde Voldemort.
Conheci Harry Potter em julho de 2000, através de uma resenha de lançamento de Harry Potter e a Câmara Secreta, da revista Super Interessante, a qual era assinante. Harry Potter e a Câmara Secreta seria lançado em Agosto de 2000. Obviamente, fiquei super interessada em ler aquela história. Harry Potter é um garoto cujos pais, bruxos, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo das trevas quando ele ainda era um bebê. Foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com a magia, pelo contrário, até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, descobre sua verdadeira história: ele também é um bruxo e deverá estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa.
O livro, inicialmente escrito para crianças, me cativou de tal maneira que devorei as 224 páginas em 2 dias, ansiosa pelo lançamento do livro 2. A história é recheada por paredes que se movem, quadros que falam, varinhas e feitiços, caldeirões, corujas, sapos, animais fantásticos como unicórnios e dragões, seres mitológicos entre os quais gigantes e o Cérbero, nos trás questões de moral, amizade e especialmente coragem. Não é, entretanto, apenas um passatempo.
Harry Potter nos conduz a discussões essenciais da humanidade, abordando o eterno confronto entre o bem e o mal e aborda algumas das mazelas da sociedade, tais como o preconceito, a separação de classes através do poder aquisitivo e de nascimento de berço, a inveja, o egoísmo, o excesso de competitividade, a busca pelo perfil ideal, a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é composta por derrotas e vitórias e que isso não é algo ruim e sim, importante para a formação básica de um adulto.
Não tem como não se apaixonar pelo menino com raio na testa, não se identificar com algum personagem, não querer ser amigo dos gêmeos Weasley, não querer jogar quadribol ou ainda, não querer estudar em Hogwarts.
Harry Potter e a Pedra Filosofal é um romance de fantasia, possui 224 páginas e no Brasil foi impresso pela Editora Rocco e traduzido por Lia Wyler.

Sou Ana Carolina Correia Rosa, 44 anos, Cubatense raiz, bibliófila, Potterhead de carteirinha, mãe, filha e esposa apaixonada, servidora pública orgulhosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário