2 de jun. de 2020

Junho ' 20 - Saudações!

A programação de Junho da Biblioteca de Cubatão continua em modo virtual.

#CulturaemCasa #Covid19 

O Setor da Cultura será um dos últimos, como sabemos,  a retomar ao cenário, do anormal para o mais próximo do normal. Vamos possibilitando este BLOG com  comunicação da nossa Biblioteca.
Dentro das atividades que já acontecem, esse mês teremos a SEMANA AFONSO SCHMIDT.
Cubatão, através de um concurso de arte dos anos 70 -  tempos de Ditadura Militar- promoveu muito a ARTE. O Secretário de Cultura, coordenador,  era nomeado sem vínculos partidários, já que  a política imperava no desenho dos cargos públicos através do Regime Militar. Eram nomeações por escolha de perfil na área e procuravam conhecimento de cátedra para setor. Cubatão foi favorecida neste quesito. Com o crescimento  em voga na esfera  Industrial e Comercial foi  expoente de riquezas nesta época.  Anos promissores até mesmo na arquitetura, com a construção  do Bloco Cultural e a sede da Prefeitura Municipal de Cubatão, na Praça dos Emancipadores.
Despontava a cidade com o novo! O "boom" econômico e industrial. Claro que a população sofreu as consequências deste crescimento, com a desorganização habitacional e a poluição no ar. Além das invasões em reservas ambientais para tantos e tantos que assim chegavam em busca de emprego e moradia nesta cidade abençoada por natureza e que contratava operários e trabalhadores do Nordeste do Brasil. 
Em 1972 , ano que foi comemorado os 50 anos da Semana de Arte Moderna, a administração resolveu homenagear o poeta cubatense com o livro - Cubatão na Obra de Afonso Schmidt - 1º Edição- 1973. Schmidt fazia parte do grupo dos Modernistas de 1922 no Brasil, com Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia. Neste livro podemos ver relatos da importância do jornalista-escritor-poeta Afonso Schmidt.
"Ninguém amou mais e de tal foma este solo, estas montanhas, esta vegetação, fauna e rios, e esta gente cubatense, e ninguém foi capaz de transmitir tão intensamente a paixão que o dominava, que este literato, aqui nascido."
"Após o que, confiadamente aguardamos a prestimosa visita do leitor à nossa Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico para a consulta da Coleção Afonso Schmidt, que reúne parte substancial de seus escritos, objetos pessoais e outros elementos pertinentes à sua pessoa." , palavras de Dr. Elias Jorge Tambur, Coordenador de Educação , Cultura, Esportes e Turismo.
=======================================================
Filho de João Afonso e de Odila Brunckenn Schmidt, Afonso Schmidt nasceu em Cubatão, na época distrito de Santos, a 29 de Junho de 1890 e faleceu em 03 de abril de 1964, na cidade de São Paulo, aos 75 anos. Por nascer em Dia de São Pedro, quase se chamou Pedro.
O "Menino Felipe", a obra que consta no Bloco Cultural  foi idealizado nas mãos do artista francês, hoje com 84 anos, Jean Luciano. Através de um Concurso de Arte, Jean disse que ao ganhar com seus desenhos, acabou se tornando o artista francês-cubatense que retratou Afonso Schmidt em desenhos, além também de ser o criador  à nanquim (bico de pena) da Galeria dos Prefeitos de Cubatão até 2000.
Anos 70 e toda ARTE de Cubatão já estava implantada!
Já nos anos 80 e 90 a continuidade.

Nos tempos de hoje, cabe a nós mantermos acesa.
...
Tudo se recria, se refaz, se reformula! A Arte não pode parar!

Para conhecerem mais sobre a Obra do poeta cubatense vejam os sites:
www.novomilenio.inf.br
semanaafonsoschmidt.wordpress.com


Feliz e saudável mês, dias, ano...
Luz!

Dani Da Guarda
Chefe de Divisão de Biblioteca e Arquivo Histórico


...


Nenhum comentário:

Postar um comentário