3 de ago. de 2020

Resenha do LEITOR - Ação da Biblioteca junto aos leitores! Participe!



RESENHA DO LEITOR

Caro leitor!
Compartilhe com a Biblioteca de Cubatão!
Fale sobre sua experiência de leitura , escreva algo e iremos postar no blog dividindo suas impressões e assim, dando dicas de leitura.
Ficaremos felizes e alimentaremos o hábito e o despertar da leitura em muitos!
Vamos?!

'A GOSTO' DE LER ... a vontade e com muito prazer!

A funcionária pública Elizabeth Pinheiro - Livro: "Uma porta no céu"- Dr.Eber Alexander III nos conta este mês! 

Abraço fraterno...

Dani Da Guarda
Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico



Meu nome é Beth e sou funcionária da Biblioteca Municipal de Cubatão há pouco mais de 1 ano. Gosto muito de ler e durante o isolamento social que estamos passando, tive mais tempo para me dedicar à leitura. Dentre os livros que li, gostaria de falar sobre um chamado Uma prova do Céu, escrito por Dr. Eben Alexander III. É uma autobiografia sobre uma experiência de quase morte que o autor vivenciou em 2008.
O autor é um médico americano, casado, pai de dois filhos especialista em neurocirurgia, docente de Harvard, portanto um cientista. No ano de 2008, o autor relata que, no auge de sua saúde física e mental, foi acometido por uma infecção que o levou a ficar em estado de coma por 7 dias. Enquanto seus colegas médicos tentavam entender o que estava acontecendo e como salvar sua vida, pois seu estado era considerado gravíssimo e com risco de morte iminente, o autor relata o que viu, ouviu e sentiu durante esse período. 
Sua narrativa nos leva a um ambiente surreal, em que o autor tenta ilustrar sua experiência de forma que possamos entender. Por diversos trechos precisei reler vários parágrafos para assimilar o que ele está relatando. Sua história nos envolve em uma sensação de paz e de dúvidas ao mesmo tempo. Uma coisa que me agradou bastante na leitura do livro,  foi o fato de que Dr Eben é um cientista, um homem envolvido com os estudos e com a ciência, portanto, com a lógica, com suposições que possam ser comprovadas através de evidências. Sua experiência o desafia a buscar respostas que façam sentido com relação ao que viveu.
Algo que me chamou a atenção foi quando ele diz que já tinha ouvido falar sobre experiências de quase morte através de seus pacientes e colegas de profissão, porém, em seu ceticismo, nunca tinha dado atenção ao assunto. Após sua própria experiência de quase morte, sua percepção de vida muda completamente. Isso nos mostra como a verdade de cada um é absoluta e soberana. cada um de nós é um mundo inteiro rico em experiências e impressões sobre a vida. Se todos entendessem isso, haveria menos julgamentos e mais respeito no mundo.
Uma Prova do Céu leva-nos a refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre a importância real das coisas e desafia o leitor a tirar suas próprias conclusões, independentemente de qualquer crença religiosa. Acredito que nesse período nebuloso pelo qual todos nós estamos passando, é uma leitura bastante apropriada

Livro: Uma prova do Céu
Autor: Dr. Eben Alexander III
Editora: Sextante, Rio de Janeiro
Ano 2013
Disponível na Biblioteca
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário