29 de jun. de 2011

Mímica e leitura homenageiam Afonso Schmidt


Eventos ocorreram na Biblioteca Municipal, nesta terça-feira (28/6)

Com a interpretação em mímica de dois poemas de Afonso Schmidt e uma roda de leitura e debates de seus trabalhos literários, prosseguiu nesta terça-feira (28), na Biblioteca Municipal de Cubatão, a semana em homenagem ao autor cubatense de Menino Felipe, Zanzalá e muitas outras obras, que nasceu em uma casa na Água Fria em 29 de junho de 1890 e faleceu em 1964 consagrado como um dos grandes escritores brasileiros.

Às 19 horas, o ator paulistano Totila Nelson Vieira Artigas, radicado há oito anos em Cubatão, apresentou espetáculo de mímica baseado em dois poemas de Schmidt. Explicou ao final ser uma adaptação livre de obras que chamaram sua atenção, por terem o povo cigano em sua temática. Como lembrou, Zingarella, nome de um dos poemas em que se baseou, vem de zíngara, que é cigano em italiano: "São tão bonitos os poemas, que chorei quando os li". O espetáculo foi reapresentado nesta quarta-feira, às 14h30 horas, no mesmo local, antecedendo o lançamento do livro Circularidade, pela autora santista Regina Alonso.

Totila começou em 1969 a fazer teatro, com Raul Cortez, e participou de inúmeros cursos de aperfeiçoamento desde então, apresentando-se em Santa Catarina, no Paraná e na capital paulista. Com foco na atividade como palhaço, só não faz música e dança em suas atividades artísticas, que incluem também a direção de produções.

Em Cubatão, Totila costuma se apresentar nos encontros de recreação promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, uma ou duas vezes por mês (a próxima será no dia 3 de julho na Vila dos Pescadores, a partir das 10 horas). Também realiza mensalmente, na Biblioteca Municipal Central, o Show do Fuzuê, que inclui mímica, mágicas, conto de histórias e manipulação de fantoches, para o público infantil (o próximo será no dia 16/7, às 10 e às 15 horas), além da Mala de Histórias (agora em fase de renovação do repertório, voltando em agosto), em que – além de contar histórias infantis – manipula bonecos e crianças como se fossem marionetes. O artista também realiza outro espetáculo-solo, Cenas da Vida, destinado a todos os públicos, e que ocorre periodicamente na cidade.

Roda de Leitura – Promovida pela Sociedade Amigos da Biblioteca de Cubatão (SAB), ocorreu também nesta terça-feira outra Roda de Leitura, desta vez em homenagem ao grande escritor cubatense e com a participação de alunos da escola estadual Afonso Schmidt.

A primeira leitura coube ao poeta Valdir Alvarenga, editor da revista Mirante, que destacou o poema Caras Sujas e outros trechos de obras de Afonso Schmidt. Ele também convidou os participantes poetas a enviarem suas obras à revista, pelo endereço mirantepoesias@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , e participarem do blogue http://aospesdasletras.blogspot.com.

O poeta Roberto Facoro leu Cidade do Amanhã, de sua autoria, baseado na obra de Afonso Schmidt, prosseguindo a roda com outras leituras e debates, em que se lembrou, por exemplo, a questão de o homenageado ser cubatense ou santista (pois, quando nasceu, Cubatão era distrito do município de Santos): "Em obras como Cubatão, Schmidt deixou claro o amor por sua terra. Mas o que importa é que a poesia, a literatura, transcendem o bairrismo e se tornam universais".

Semana - O encerramento da Semana Afonso Schmidt será especial, com o espetáculo “Schmidt Musicado”, nesta quinta-feira (30), às 19h, no Bloco Cultural, com entrada franca. O concerto foi uma idéia do maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão. A apresentação teve como ponto de partida a obra de Schmidt e reunirá alunos e monitores do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão), além do Coral Rinascita, Coral Raízes da Serra da Terceira Idade e Grupo Rinascita de Música Antiga. Haverá, ainda, a participação de uma solista convidada, a soprano Christina Alleman.

Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário