30 de jun. de 2011

Schmidt Musicado: poesia regada a belas canções

Espetáculo fecha a Semana Afonso Schmidt em grande estilo nesta quinta-feira (30/6), às 19h, no Bloco Cultural de Cubatão



O mais ilustre filho de Cubatão continua sendo inspiração para realização de atividades culturais. Afonso Schmidt ganhou uma semana com seu nome há 36 anos e, desde então, todo mês de junho há uma programação intensa, cheia de artes pela cidade. Em 2011, a Semana Afonso Schmidt será encerrada nesta quinta-feira (30/6), com um espetáculo um tanto quanto surpreendente: poemas do escritor se transformaram em música!

O espetáculo Schmidt Musicado será apresentado às 19h no Bloco Cultural da cidade, com entrada gratuita. A ideia partiu do maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão. Apaixonado confesso pela cidade e pela obra de Schmidt, o maestro “musicou” alguns poemas do escritor, como “Simpatia”, “Caras sujas” e “Cubatão”.

O trabalho, cuidadosamente elaborado por Farias, será estreado pelo Coral Zanzalá. Uma das canções será interpretada pela solista convidada, Cristina Allemann. “A ideia é que, através dessas ‘poesias musicadas’, um número cada vez maior de pessoas tenha acesso à maravilhosa obra de Schmidt”, disse o maestro. A escolha do Coral não foi por acaso. A palavra “Zanzalá”, que quer dizer “aleluia”, foi escolhida por Schmidt para nomear a cidade dos sonhos do escritor.

A apresentação desta quinta-feira deve reunir no palco cerca de 120 artistas, além dos cantores do Zanzalá. A abertura ficará por conta do Grupo de Sopros do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão), com repertório clássico com obras de Staruss e Gounod. O Grupo Rinascita de Música Antiga também participa executando a Suite 6 de Johann Fischer e a canção “O Gênio Literário", composição de Roberto Farias, de 2001, que também é uma homenagem ao escritor Schmidt.

Efervescência cultural – A 36º Semana Afonso Schmidt ocupou vários espaços de Cubatão ao longo desta semana com uma programação bastante diversificada. Começou com um Roteiro Histórico, onde os participantes, além percorrerem diferentes pontos turísticos da cidade, passaram pela Praça Afonso Schmidt, na Vila Paulista, onde há um busto erguido em homenagem ao escritor.

Teve, ainda, espetáculo “Schmidt na Mímica”, onde o ator Tótila Ártigas interpretou algumas poesias do autor cubatense. Os poetas da Sociedade Amigos da Biblioteca, a SAB, também realizaram Roda de Leitura, onde discutiram e declaram textos schmidtianos. Na quarta-feira (29/06), a escritora Regina Alonso lançou o livro “Circularidade”, na Biblioteca Municipal, onde também realizou bate-papo com a plateia sobre a criação e concepção da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário