22 de jun. de 2011

Semana Afonso Schmidt: música, literatura e muita história para contar

 De 26 a 30/6 serão realizadas várias atividades na cidade de Cubatão. Programe-se!


 O filho ilustre de Cubatão, o escritor Afonso Schmidt, completaria aniversário este mês. E todos os anos, em junho, a cidade realiza uma programação especial para celebrar sua vida e obra. A 36º Semana Afonso Schmidt acontece de 26 a 30/6, com uma série de atrações culturais voltadas à música, literatura e resgate da história do município e do autor, nacionalmente reconhecido.

A programação tem início em 26/6, às 9h, com o projeto Roteiro Histórico, um passeio pelos principais espaços históricos e culturais de Cubatão. Além de conhecer monumentos e edificações importantes como a Biblioteca Municipal, o Largo de Aveiro, o Cruzeiro Quinhentista e Vilas Operárias, o roteiro inclui, desta vez, a Praça Afonso Schmidt, na Vila Paulista: um lugar pitoresco, cheio de verde e com uma estátua em homenagem ao escritor. O Roteiro Histórico vai ter, ainda, performance dos atores Natan Alencar e Eliana Tavares, declamando alguns poemas do autor cubatense. Os interessados em participar do passeio devem se inscrever previamente através do telefone 3361-6844 ou pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br .

Mímica, literatura e boa música – Schmidt também serviu de inspiração para o espetáculo de mímica do ator Tótila Ártigas. Ele apresenta “Schmidt na Mímica nos dias 28 e 29/6, às 19h, na Biblioteca Municipal, antecedendo duas atividades literárias importantes. Dia 28/6 às 19h30, haverá Roda de Leitura com poetas da SAB, Sociedade Amigos da Biblioteca. Neste encontro regado às obras de Schmidt, escritores cubatenses declamam textos e poesias, em uma noite especial.

Já no dia 29/6, às 14h30, a escritora santista Regina Alonso lança o livro “Circularidade” dentro do projeto Bastidores do Poema. Nesta tarde, a autora bate-papo com a plateia e fala sobre a concepção e criação da obra. Será na Biblioteca Municipal.

O encerramento vai ser especial com o espetáculo “Schmidt Musicado”, dia 30/6, às 19h, no Bloco Cultural, com entrada franca. O concerto foi uma ideia do maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão. A apresentação teve como ponto de partida a obra de Schmidt e reunirá alunos e monitores do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão), além do Coral Rinascita, Coral Raízes da Serra da Terceira Idade e Grupo Rinascita de Música Antiga. Haverá, ainda, a participação de uma solista convidada, a soprano Christina Alleman.



 Texto: Morgana Monteiro

Foto: Acervo do Arquivo Histórico de Cubatão

Link para fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário